ofplogo.gif (4994 bytes)   


CARTA ABERTA À DRA. MARLENE NOBRE

                        Niterói/RJ, l7 de julho de 2004

Exma. Sra. Marlene Nobre

Cordiais saudações.

Acabo de ler na edição deste mês de “Folha Espírita”, que a Sra. insiste em declarar e divulgar que o médium Chico Xavier foi a reencarnação do querido Mestre lionês, Sr. Allan Kardec.

Quero deixar bem claro, como disse em fins de 1998, que não aceito isto que a sra. e um pequeno grupo afirmam e defendem com muita convicção.

Como a Sra. disse muito bem, a reação dos que não concordam com essa hipótese foi muito grande: “os ataques foram muitos”. E eu próprio fui um dos que atacaram virulentamente essa idéia..

Entretanto, hoje, reconhecendo na Sra. uma pessoa de bem, altamente qualificada, com uma folha de serviços muito grande em prol da causa espírita, e, por isso mesmo, muito séria e responsável, e, sobretudo, muito criteriosa, reconsiderei minha atitude.

Dona Marlene Nobre, a Sra. sabe muito bem que o Espiritismo é uma ciência, como o próprio Allan Kardec  o definiu tanto em suas obras como na Revista Espírita. Por isso mesmo, nós espíritas, praticantes da Doutrina, temos que agir  como cientistas-espíritas. Sim, temos sempre que  lançar mão do método científico de trabalho. E isto para a Sra. não é nada difícil porque como médica que é, o que mais deve fazer, em sua vida profissional, é recorrer ao método científico, ao método positivo.

Vamos então admitir, como hipótese de trabalho,  -  e somente como hipótese – que o Chico Xavier foi, realmente, a reencarnação de Allan Kardec; reencarnação que tinha realmente de acontecer porque quem fez o anúncio de sua volta ao plano físico, neste mundo, não foi qualquer entidadezinha do espaço, não, foi  o Espírito de Verdade, um luminoso Espirito, dotado de grande autoridade moral, porque coube a Ele justamente presidir o advento do Espiritismo, no séc. XIX. E o Espírito de Verdade foi, como sabe, o próprio Espirito de Jesus, o Homem de Nazaré.

Como a Sra. sabe muito bem, Dra. Marlene Nobre, por ser uma profissional da ciência médica, toda hipótese que se lança, para ser aceita ou negada, tem que ser comprovada. Isso é uma verdade indiscutível e se aplica tanto à ciência da matéria como à ciência do Espírito. Cabe, pois, aos cientistas conscienciosos, como a Sra., usarem o método experimental preconizado pelo missionário lionês.

Assim sendo, Dra. Marlene, levando em consideração as suas virtudes pessoais, que são muitas, a sua capacidade intelectual, sua inteligência, e, acima de tudo, sua dedicação à ciência médica, ouso lhe fazer uma proposta.

Veja bem, Dra. Marlene, não é um desafio que estou lhe lançando; não, mil vezes, não. É apenas uma proposta que estou lhe fazendo. E tenho certeza que vai aceitar, porque a Sra. é uma pessoa séria,  criteriosa, dotada de bom-senso, que procura agir sempre de acordo com a lógica e a razão.

A proposta que lhe faço é a seguinte: (1) Convide cinco  pessoas que pensam como a Sra. e outras tantas que não aceitam o que a Sra. proclama; (2) escolha um local apropriado para uma reunião séria, de caráter científico, que não seja dentro da F.E.B. ou de qualquer uma dessas Federativas a ela subordinadas; de preferência um local neutro, sem qualquer vinculação a essa ou aquela corrente ideológica; (3) convide também dez médiuns bem desenvolvidos (videntes e psicógrafos), e, sobretudo, bem conceituados dentro do movimento espirita brasileiro, o que não é nada difícil, porque o Brasil é um celeiro de bons médiuns. Dê preferência aos que ainda não se posicionaram pró ou contra essa tese; (4) promova com todas essas pessoas sérias, responsáveis, competentes, conhecedoras da Doutrina e da Ciência Espírita, sessões de evocação, segundo critério kardecista exposto em “O Livro dos Médiuns” de Allan Kardec, que deixou bem claro que este é um “Guia dos médiuns e dos evocadores”.

Tomadas essas providências preliminares, deverão ser evocados: o Espírito de Verdade, o Espírito de Erasto, Discípulo de São Paulo, o Espírito de Allan Kardec, o de Ismael, o de Emmanuel e o de Francisco Cândido Xavier. Todos comparecerão, tenho certeza, porque são Espíritos superiores, e, como o próprio Codificador deixou bem claro:  “o Espírito Superior vem sempre que é chamado com um fim sério e útil, em reuniões sérias, formadas por pessoas sérias e responsáveis”. Por certo as sessões que a Sra. há de promover, se revestirão de todas essas características: serão desse tipo, tenho certeza, porque a Sra. é uma pessoa muito séria e está cercada de pessoas também muito sérias, não só na área social como principalmente na profissional.

Aos Espíritos acima citados, que comparecerão, com certeza, deverão ser feitas as seguintes perguntas: (a) O Espírito de Verdade tinha razão, ao anunciar a volta de Kardec ao plano físico, depois de passar um curto período na erraticidade? b) O que ele previu e anunciou, realmente se concretizou, ou seja, Allan Kardec reencarnou? (c) Em caso afirmativo, quem foi ele em sua última encarnação? Como pode ser identificado?

Dona Marlene Nobre, eu confio muito, mas muito mesmo, na sua seriedade de propósitos, na sua capacidade intelectual e moral de médica ilustre e, sobretudo, de cientista-espírita competente e bem acompanhada. Faça essa experiência, suplicamos, humildemente, em nome de Deus Todo-poderoso e do Mestre Jesus.

Sabemos que o padre Manuel da Nóbrega/padre Damiano/Emmanuel, no livro “O Consolador” não aconselhava a evocação em caso nenhum. Mas, sabemos também que,  certa vez disse ao Chico Xavier, seu médium exclusivo, que, se algum dia, se mostrasse contrário ao que afirmara Kardec, ele, o Chico, e nós, naturalmente, deveríamos ficar com o que declarou o Codificador e não levássemos mais em consideração a sua opinião pessoal. A Sra. sabe disso muito bem, como sabe também que  o Codificador sempre deu preferência à mensagem ditada por um Espírito  evocado à que viesse espontaneamente. Não é verdade, Dra. Marlene Nobre?!

Temos, pois, absoluta certeza, de que, em relação a este tema tão controvertido, e, sobretudo, neste momento tão oportuno para o futuro do movimento espírita brasileiro, a Sra. vai ficar com o que disse Allan Kardec, não vai? Por isso mesmo, não vai dar a mínima importância ao conselho dado pelo Espírito do ex-padre Jesuíta Manuel da Nóbrega, através da psicografia do seu médium exclusivo, Francisco Cândido Xavier, “o Santo do Espiritismo”. Certo?!...

Mãos, pois, à obra, Dra. Marlene Nobre. E mande-nos depois os relatórios e atas dessas reuniões de evocação, que há de realizar com a assistência dos bons Espíritos e a proteção de Deus.

Despeço-me com as minhas sinceras homenagens de admiração e respeito.

          Erasto, o Pequeno

<<< Voltar