ofplogo.gif (4994 bytes)   


CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA

      De Belo Horizonte escreveu-nos o confrade e amigo Elcio Ferreira Marques:

     “Amigo Erasto.

    “Grato pelo maravilhoso jornal  de março último. Li  e concordo com suas judiciosas  observações e análises quanto ao rumo de nosso movimento. Agradeço sua luta e empenho pela manutenção da pureza do Espiritismo.

     “Quanto absurdo escrito em nome de Jesus e de Kardec!.

     “Nietzche, filósofo alemão do séc. XIX, materialista e ateu, escreveu que, se Jesus estivesse hoje entre nós, diria que não é cristão. Acredito que Kardec diria: eu não sou espírita, tamanho é o descalabro que grassa entre nossas fileiras.

     “Recentemente, doei o livro ‘Será a obra de Roustaing espírita’ para a casa espírita que freqüento. Foi recusada, mas aceitaram Diamantino Coelho. Critiquei, violentamente e estão avaliando... fazer o que?

      “Adoro o Ary Lex, autor do livro “Pureza Doutrinária”, e ele desencarnou!... uma pena!

      “Gostaria de sua crítica no seguinte aspecto: Ramatis e Robson Pinheiro escreveram obras em que dizem que o negro africano (preto velho), na verdade se manifesta nesta aparência, para não demonstrar sua verdadeira grandeza espiritual; para não nos afrontar com sua aparência evolutiva !!! Não é o cúmulo da mistificação? Espírito evoluído usando cachimbo, cigarro, cachaça, vinho?!?!?!?! Meu Deus!, aonde chegaremos com tanta ignorância em Kardec?!

     “Mudando de assunto, caro amigo, nosso Bacelli não se emenda mesmo! Recentemente, numa palestra em Goiânia declarou que Chico Xavier é mais importante para o Espiritismo que Allan Kardec! Agora, lançou o livro ‘Fundação Emmanuel’, no qual os estudantes lêm mais Emmanuel que Allan Kardec! E ainda por cima, Chico é um espírito de mais envergadura espiritual que Kardec e no outro plano onde está, seu perispírito iria tomar uma feição feminina para se adaptar a uma futura reencarnação na Terra no corpo de uma mulher.

     “Amigo, aonde nós vamos deste jeito?!...

     “Recentemente, Gasparetto (o da televisão) fez o prefácio de uma obra psicográfica onde se defente o homossexualismo! E já ouvi dizer que sua mãe, Lybia Gasparetto, recentemente,  psicografou uma obra onde um pretenso guia espiritual defende uma mulher que vendeu o útero para uma outra mulher ganhar um filho!!...

      “Onde chegaremos, amigo, com todas essas barbaridades? Onde está a FEB, que não toma nenhuma posição?! Onde estão as federativas que nada fazem para combater e denunciar esses ataques contra nossa Doutrina?!

      “Um abraço e que Deus o ampare sempre,

                               Elcio Ferreira Marques

               ............................................................

NOSSO COMENTÁRIO

     Amigo Elcio, concordo plenamente com você: sua indignação é bastante compreensível e muito justa! Mas, pergunto: - O que se pode esperar de uma instituição como a FEB, que, contrariando o Evangelho de Jesus, continua servindo a dois senhores ao mesmo tempo: Kardec e Roustaing?! Que se pode esperar de um Conselho Federativo Nacional inteiramente subordinado ao presidente da FEB roustainguista, que é quem dirige os trabalhos quando seus representantes se reunem duas vezes por ano em Brasília, para analisar os acontecimentos e traçar os rumos do nosso movimento?! Por sua vez, que se pode esperar de um movimento espírita, como o nosso, fraco, tímido e medroso, que vive com os olhos vendados e a boca amordaçada pelo mito da unificação, criado pelo tristemente célebre “pacto áureo” de 1949, e, por isso mesmo, se mostra omisso e conivente com esse estado de coisas?! Sim, que se pode esperar de um movimento espírita como o nosso, em que um membro da chamada “casa mater”, Ismael Gomes Braga, chegou a declarar, anos atrás, que “o roustainguismo é um curso superior de espiritismo” e atualmente, pessoas de grande projeção social dentro do mundo espírita, como a Dra. Marlene Nobre e o Dr. Carlos Bacelli, vivem declarando que um médium, o Chico Xavier, que sempre esteve a serviço dos jesuítas do Padre Manuel da Nóbrega (Emmanuel) e dos roustainguistas da FEB, foi a reencarnação do Codificador do Espiritismo! Chega mesmo ao cúmulo de dizer que  foi superior ao missionário de Lyon só porque produziu cerca de quinhentas obras psicografadas, enquanto Kardec só produziu cinco obras básicas?!... Que se pode esperar, meu amigo?!... Nada!... Cabe-nos apenas aguardar o futuro, com calma, paciência e resignação! A grande mudança virá, tenhamos plena certeza disso.

     Receba também o meu abraço muito cordial.

                                               Erasto de Carvalho Prestes