ofplogo.gif (4994 bytes)   


SEMANA DE ALLAN KARDEC

EM JUIZ DE FORA

 

                A Comunidade Espírita “A Casa do Caminho”, situada na Rua Almirante Barroso, nº 139 – Paineiras – Juiz de Fora/MG realizou, no período de 16 a 22 de abril de 2007, a 21ª Semana de Kardec.

Inicialmente, tivemos na Segunda-feira, dia 16, a palestra de Alexander Moreira de Almeida, de Juiz de Fora, que, em sua brilhante exposição, abordou o tema “Pesquisa Científica em Espiritualidade e Saúde – Paradigma atual. Foi uma promoção em parceria com a Associação Espírita dos Profissionais da Área da Saúde da Zona da Mata Mineira, em homenagem aos 150 anos de O Livro dos Espíritos. A palestra foi proferida na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora, Rua Braz Bernardino, nº 59.

No dia 17 de abril, Terça-feira, quem fez a palestra foi Joel Vaz, do Rio de Janeiro, que abordou o seguinte tema: “Os Novos Tempos” e “Planeta Terra – O Laboratório do Amor”. Local: “A Casa do Caminho”. Na Quarta-feira, dia 18 de abril, coube ao confrade Benjamin Teixeira, de Aracaju/SE, abordar o tema: “A Atualidade do Livro dos Espíritos”. Local: “A Casa do Caminho”. No dia seguinte, quinta-feira, quem falou foi Ricardo Baesso, de Juiz de Fora, abordando o tema: “A Inveja nas Manifestações Humanas”. Também na “Casa do Caminho”.

SIMPÓSIO

Na Sexta-feira, dia 22 de abril, às 20:00 hs, na “Casa do Caminho”, foi a abertura do Simpósio, que, desta vez, teve o seguinte tema: “Contribuição do Livro dos Espíritos para a Humanidade”.

                Depois de um “Momento de Arte” com a apresentação do Coral “Os Cantores do Caminho”, Dona Isabel Salomão de campos, Presidente da Comunidade Espírita “A Casa do Caminho”, evocando sua brilhante trajetória como militante espírita em Juiz de Fora, deu como iniciado o Simpósio, formulando votos para que transcorra da melhor forma possível.

                Em seguida foi dada a palavra ao Sr. César Reis, do Rio de Janeiro/RJ, que abordou o tema: “Contribuição do Livro dos Espíritos para a Humanidade”.

                No Sábado, dia 21 de abril, depois do credenciamento e entrega de material aos participantes do evento, seguido de um Momento de Arte a cargo do Coral “Allan Kardec” da Casa do Caminho, tivemos a palestra do Sr. Iriê Salomão de Campos, de Juiz de Fora, que abordou o tema: “Contexto Histórico no Surgimento do Livro dos Espíritos.

                Em seguida, deveria falar a Profa. Heloísa Pires, mas, como, infelizmente, ela não pôde comparecer  por motivo alheio à sua vontade, em seu lugar, atendendo a convite da Comissão Coordenadora do evento, apresentou-se à tribuna a Sra. Astrid Sayeg, que, brilhantemente, abordou o tema: “A Metodologia de Allan Kardec”.

                Após um pequeno intervalo para um rápido lanche, ocupou a tribuna o Sr. Sérgio Fernandes Aleixo, Presidente da Associação de Divulgadores do Espiritismo do Rio de Janeiro, que fez uma brilhante exposição sobre “Os Instrutores do Livro dos Espíritos”, que aparecem nos “Prolegômenos” da primeira obra básica do Espiritismo, dando ênfase maior ao Espírito de Verdade, ou seja, o Mestre Jesus, o Homem de Nazaré (não o “agênere” dos roustainguistas).

                Na parte da tarde, tivemos o Sr. Ney Prieto Peres, de São Paulo, que dissertou sobre o tema: “Espiritualismo, Mediunidade e Ciência, Após o Advento do Livro dos Espíritos”. Em seguida, o Sr. Américo Domingos Nunes Filho, Vice-Presidente da Associação de Divulgadores do Espiritismo do Rio de Janeiro, falando, eloqüentemente, apresentou “Propostas do Livro dos Espíritos para dilemas da atualidade: miséria e violência”. Logo após, tivemos, novamente, o Sr. Sérgio Aleixo, que abordou o tema “O Problema do Ser, do Destino e da dor”.

                No sábado, após a apresentação do Coral “Os Cantores do Caminho”, os participantes foram convidados a assistir à distribuição de gêneros alimentícios às famílias carentes cadastradas pela instituição.

                Em seguida, tivemos a brilhante apresentação da Profa. Heloísa Pires, que dissertou sobre o tema: “O Livro dos Espíritos: Síntese do Conhecimento”.

                Finalmente, encerrando o Simpósio, Dona Isabel Salomão de Campos fez uma brilhante exposição sobre o tema:  “O Livro dos Espíritos: Paz na Terra e Luz na Espiritualidade”.

                Tanto no sábado como no domingo, após as exposições da parte da manhã houve um momento para perguntas e respostas. Assim os palestrantes tiveram oportunidade de esclarecer melhor certos aspectos do seu pronunciamento, atendendo ao interesse das pessoas presentes.

                Foi, na verdade, um grande acontecimento ocorrido dentro do mundo espírita mineiro, repetindo o brilhantismo das vezes anteriores.

                Queremos parabenizar Dona Isabel Salomão de Campos e toda a Comissão Organizadora tanto da Semana Allan Kardec como do Simpósio que se seguiu.  Foi, realmente, uma bela e esplendorosa promoção da Comunidade Espírita “A Casa do caminho”.

                Que outros eventos desta magnitude se realizem sempre em prol da divulgação do verdadeiro Espiritismo codificado pelo Mestre Allan Kardec, o único e verdadeiro Missionário da Terceira Revelação.