ofplogo.gif (4994 bytes)6º CONGRESSO ESPÍRITA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO


Realizou-se com grande brilhantismo, no Centro de Convenções de Vitória/ES, nos dias 03, 04 e 05 de outubro, o 6º Congresso Espírita do Estado do Espírito Santo, cujo tema central foi: "Vida: Desafios e Soluções".

A sessão solene de abertura, teve início às 20 h e término às 22 h e foi realizada no amplo auditório do Centro de Convenções, que ficou superlotado, talvez com mais de 500 congressistas presentes.

A reunião contou com um trio musical, que apresentou números muito interessantes do nosso cancioneiro. E nos chamou a atenção o fato de a cantora, em certo momento, fazer um apelo veemente à Nossa Senhora, dizendo: "Maria, dá-me tua mão". E também, no último número apresentado, uma grande parte das pessoas presentes, com os dois braços levantados e se movimentando de um lado para outro, cantando "Paz, pela paz", dando a impressão que estávamos, não num congresso espírita e sim num daqueles show/missas do Padre Marcelo.

Na direção dos trabalhos esteve a Sra. Dalva Silva Souza, Presidente da Federativa, tendo contado ainda com um representante da CAPEMI e de uma representante da AME/ES. O conferencista foi o Sr. Divaldo Pereira Franco, que, com o estilo que lhe é bem peculiar, falou por mais de uma hora, abordando, de modo bastante erudito, o tema central do Congresso. Fez questão de se referir ao médium Chico Xavier, "O Santo dos Nossos Dias" como disse Ranieri, como o "Reverendo Apóstolo" do Espiritismo.

Seu pronunciamento foi muito aplaudido.

No dia 04, sábado, tivemos os seminários. E os congressistas se distribuíram entre três salas.

Na sala "JERÔNIMO RIBEIRO", o seminário teve como tema central "A Adolescência: vida em transformação" e como subtemas: a adolescência, a vida conjugal e o papel da família na educação do espírito, sendo os palestrantes: Alcione Albuquerque, Walter Borges e Carlos Augusto Abranches (Guto), que deram muitas informações úteis sobre a problemática focalizada.

Na sala "ANTÔNIO LUGON" o seminário teve como tema central "O papel da família na educação do espírito", e como subtemas: "Doenças sexualmente transmissíveis/AIDS – uma abordagem espírita" a cargo de Taciana C. F. Lima; "Drogas: desafio para os pais", a cargo de Carlos ª Abranches (Guto) e "Depressão: diagnóstico e terapia", a cargo de Alberto R. de Almeida.

Na parte da tarde, o Seminário foi realizado na "SALA LAMARTINE PALHANO JUNIOR" e como tema central: "Vida Conjugal: desafio das relações" e como subtemas: educação mediúnica: relato de experiências; os desafios da prática mediúnica e "o tabagismo e suas conseqüências".

Tivemos também a apresentação de temas livres e, em seguida uma mesa redonda sob o tema: "Gerenciando emoções", desdobrado em: "Perdas afetivas" (Alberto de Almeida), "Crises da meia-idade" (Alcione Albuquerque) e "Ciúme (Leila Brandão).

Às 18 h tivemos a conferência do confrade Alberto R. de Almeida que abordou o tema: "Família, Célula do amor no mundo em transformação.

No último dia, na parte da manhã tivemos um seminário, em que, o conferencista, Sr. Alberto R. de Almeida, focalizou o tema acima e na parte da tarde, em um painel, foi abordado o tema: "Sexualidade e Espiritismo".

A Sessão Solene de encerramento do 6º Congresso foi realizada às 16h e teve como conferencista o confrade Sr. Walter Borges que abordou o tema: "Cristo em casa".

Foi, realmente, um evento muito útil e repleto de informações oportunas para os dias de hoje, em que os valores morais, pregados por Jesus, o Homem de Nazaré (não o "agênere" dos roustainguistas) perderam toda a sua força, nesse mundo materialista em que vivemos, em que o sexo, a violência e o dinheiro prevalecem.

Cumprimentamos a Comissão Organizadora desse evento espírita pelo grande êxito alcançado e formulamos votos para que os próximos congressos apresentem sempre o mesmo brilhantismo em todos os sentidos.

Nossos sinceros parabéns à atual Presidente da Federação Espírita do Estado do Espírito Santo, Sra. Dalva Silva Souza.

E nosso abraço fraterno a todos os membros da Diretoria.

VIVA ALLAN KARDEC !

VIVA A DOUTRINA DOS ESPÍRITOS !

<<< Voltar