ofplogo.gif (4994 bytes)   


II CONGRESSO BRASILEIRO DE DIVULGADORES ESPÍRITAS

     O Jornal COMUNICA Ação ESPÍRITA, órgão de divulgação da ADE-PR, com sede em Curitiba, informa: “Depois de dez anos, a ABRADE – Associação Brasileira de Divulgadores do Espiritismo, conseguiu levar a termo o projeto de um novo congresso capaz de reunir divulgadores e comunicadores espíritas, de 11 a 14 de outubro, em João Pessoa, capital do Estado da Paraíba. Um público de 500 pessoas deram brilho ao 2º COMBRADE, cujo tema central foi “Comunicação Social Espírita – construindo pontes entre as pessoas”.

     A solenidade de abertura foi realizada na sede da Federação Espírita do Estado da Paraíba com a presença de Merhy Seba, que usou da palavra em nome da Federação Espírita Brasileira.

                Coube ao Sr. Luiz Signates fazer a conferência da noite, fazendo um retrospecto histórico do Movimento Espírita Brasileiro, passando pelos estágios da acomodação oficial em suas fileiras de espiritualistas de diversos matizes e depois da reação dos partidários da “pureza doutrinária”, que interrompeu o diálogo com os outros segmentos.

                Segundo o conferencista, por estas plagas não se pratica mais o Racionalismo Kardecista. Ao final de sua exposição, colocou que em primeiro lugar devem vir as pessoas, depois o Espiritismo e, por último, as instituições.

Nos dias seguintes foram realizados painéis, oficinas, mesas-redondas, cursos, etc. Lideranças importantes em suas áreas de atuação trouxeram o seu contributo de conhecimento e experiência para passar ao público.

                Para Dora Incontri, Presidente da Associação Brasileira de Pedagogos Espíritas, nós “temos que dialogar. Afinal existe vida intelectual fora do Movimento Espírita. Nosso problema não está no conteúdo, mas, sim, na metodologia. Falamos como religião fechada, enquanto Allan Kardec se comportava como um codificador, mas, mais do que isto, como um pesquisador”.

                Muitos outros temas foram abordados, dando oportunidade a que muitos oradores ilustres expressassem seus pensamentos doutrinários. Os últimos a falarem foram: André Trigueiro que dissertou sobre “Espiritismo e Ecologia” e  Cosme Massi que abordou o tema “De Kardec ao Terceiro Milênio”.

 NOSSO COMENTÁRIO

                 Pelo que se pôde perceber através da imprensa, parece que foi realmente um grande evento  esse “II Congresso Brasileiro de Divulgadores Espíritas”, realizado em João Pessoa, PB

                Como tem acontecido em todos os congressos, reinou ali um clima de solidariedade, de amizade, de boa vontade, com troca de abraços, beijos, palavras de saudade e de elogios mútuos entre os presentes. Mas, pergunto: - Foi, na verdade, um congresso espírita na verdadeira acepção da palavra, um congresso nos moldes preconizados por Allan Kardec ? Para falar francamente, como  deve fazer todo o militante espírita, acho que não. Por que? Porque não houve nenhum questionamento  sobre a posição da Comissão Central  - leia-se Diretoria da FEB – em relação ao roustainguismo que ela defende, estuda e divulga. Não se questionou também se o parágrafo único do artigo primeiro do Estatuto da FEB é válido, como defendeu Luciano dos Anjos, alegando que era “cláusula pétrea” ou deve ser expurgado por não estar de acordo com o pensamento de Allan Kardec e seus assistentes espirituais. Enfim, muitos outros pontos polêmicos, que existem dentro do nosso Movimento, deixaram de ser enfocados pelos participantes. Por conseguinte, a coisa vai continuar como está: completamente errada, como temos mostrado em nosso boletim mensal.

                A propósito, nosso confrade e amigo de João Pessoa, Carlos Antonio de Barros, diretor-responsável  da gazeta “PENSADOR”, de João Pessoa, onde foi realizado esse 2º Congresso da ABRADE,  acha também que esse assunto (cláusula pétrea), deve ser discutido, sim. Por que então não foi discutido, - perguntamos nós, - se é nos congressos que cabe discutir temas polêmicos, como deixou bem claro o Mestre Allan Kardec, que nunca foi contra a discussão e a polêmica?!