ofplogo.gif (4994 bytes)   


IV CONGRESSO JEAN  BAPTISTE ROUSTAING

 

            Informa-nos “O Cristão Espírita”, órgão de divulgação da Casa de Recuperação e Benefícios “Bezerra de Menezes”, do Rio de Janeiro/RJ, edição trimestral (junho, julho e agosto de 2008), que, nos dias 7 e 8 de junho , realizou-se, nas instalações da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense, em Volta Redonda/RJ, o IV Congresso Jean Baptiste Roustaing, uma iniciativa da Associação Espírita Estudantes da Verdade, daquele Município fluminense.

            Segundo nos foi informado, foi um verdadeiro Encontro de Arte e Espiritualidade, muito estudo e confraternização entre os presentes, no qual, mais uma vez, se destacou a perfeita complementariedade existente entre as obras da Codificação Kardecista e Os Quatro Evangelhos de Roustaing.

            Foi estabelecido como tema central do Congresso “o Trabalho, fator de Evolução”, que foi exposto pelo primeiro orador do evento, o Sr. Ariston Santana Telles, de Brasília/DF

            Em seguida falou o Dr. Maurício Neiva Crispin, que trouxe subsídios importantes para reflexão, mostrando, didaticamente, a correlação existente entre as obras de Allan Kardec, Roustaing e Pietro Ubaldi com o tema em debate.

            O terceiro conferencista do Congresso foi o Sr. Jorge Damas Martins, que, perante um público de cerca de trezentas pessoas, focalizou a vida e a obra do Dr. J. B. Roustaing.

            No segundo e último dia do Congresso, domingo, dia oito de junho, apresentou-se, primeiramente, o Coral da Mocidade Espírita da Associação Espírita Estudantes da Verdade. Em seguida usou da palavra o Dr. Gilberto Perez Cardoso, que dissertou sobre o tema “Medicina e Doença na obra de Roustaing”.

            A prece de agradecimento e encerramento do IV Congresso Jean Baptiste Roustaing foi feita pelo Sr. Azamor Serrão Filho.

            Em seguida o Sr. Luiz Carlos de Carvalho, Presidente da Associação Espírita Estudantes da Verdade anunciou a todos os presentes que o V Congresso Jean Baptiste Roustaing será realizado em Franca, cidade de São Paulo, tendo como tema central “Jesus, nem Deus, nem Homem”.

            Quem estiver interessado em obter mais detalhes sobre esse futuro evento, pode-se dirigir à Diretoria da Casa de Recuperação e Benefícios “Bezerra de Menezes”, situada na Rua Bambina, nº 128 – Rio de Janeiro/RJ – CEP = 22.510-000

 

NOSSO COMENTÁRIO

 

                Apesar de termos recebido um convite amável enviado por um dos organizadores desse evento, fazemos questão de registrar aqui que não comparecemos ao IV Congresso Jean Baptiste Roustaing.  Se tivéssemos comparecido, é claro que agiríamos como deve agir um franco paladino: protestar, de viva voz, contra a presença indireta daquele que foi o grande traidor de Kardec.

                Assim agindo, estaríamos seguindo o exemplo de Jesus, que, em seus três anos de missionário na Terra, várias vezes gritou: - Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas. Estaríamos também imitando o gesto de Saulo de Tarso, o Apóstolo dos Gentios, que, após sua conversão na estrada de Damasco, dirigiu-se à Sinagoga e, corajosamente, bradou aos judeus: - Irmãos, é com Jesus, o Homem de Nazaré, que está a verdade e não com os fariseus hipócritas. Faríamos, finalmente, o que fez o Espírito de Erasto, Discípulo de Paulo, que, em sua Epístola, dirigida aos espíritas de Bordeús, que foi lida por Allan Kardec na reunião geral do dia 14 de outubro de 1861, declarou, em nome do Espírito de Verdade: - Tereis que lutar contra a turba de Espíritos enganadores, que pregam doutrinas falsas. Lutai, pois! Não temais desmascarar os embusteiros, novos Tartufos, que se introduzirão entre vós, sob a máscara da religião...  (Revista Espírita, novembro de 1861).

                Allan Kardec, o único e verdadeiro Missionário da Terceira Revelação, disse em O Livro dos Médiuns (Cap. III, nº 35): - Para se conhecer bem uma coisa (Ciência, Filosofia, Religião), é preciso ler tudo que lhe diga respeito, inclusive os pró e os contra, não se limitando nunca a um só autor.

                Por isso, como fiel e sincero discípulo do Mestre lionês, nós vos conclamamos também, caros leitores: - Leiam Roustaing; leiam “Os Quatro Evangelhos”, que os dirigentes roustainguistas da Federação Espírita Brasileira e do seu Conselho Federativo Nacional também lêem, estudam e divulgam. Façam depois um estudo comparativo sério, sensato, entre o que disse Roustaing em sua “Revelação da Revelação” e o que disse o Mestre Allan Kardec em sua última obra “A GÊNESE”.

                Roustaing disse: - Jesus não foi homem de carne e osso. A gravidez e o parto de Maria foram aparentes. Kardec disse: - Jesus foi homem como nós, de carne e osso. A gravidez e o parto de Maria foram normais como os de qualquer mulher...

                Então, Sr. João Nestor Mazzoti, Presidente da FEB e do CFN, o senhor declarou isto aos que participaram do IV Congresso Jean Baptiste Roustaing, realizado em Volta Redonda em junho de 2008?!