Gélio Lacerda da Silva
“Verifiquemos o que ocorreu com o Espiritismo, na França, após o desencarne de Allan Kardec.
“Como se sabe, Kardec imprimiu orientação segura ao Espiritismo, através da ‘Revista Espírita’, por ele fundada em 1858 e dirigida até seu desencarne em 1869, inclusive, Kardec recomendava sua revista como fonte de consulta, porque era em suas páginas que respondia aos que o consultavam para dirimir suas dúvidas.
“Com relação às antidoutrinárias teorias roustainguistas, Kardec refutou-as na “Revista Espírita”, primeiramente no seu artigo “Do princípio da não retrogradação do Espírito”, em junho de 1863; depois, na sua apreciação de “Os Quatro Evangelhos” de Roustaing, em junho de 1866. E por fim em “A Gênese” (cap. XV).
Depois de deixar bem claro que foi o Sr. Pierre Gaëtan Leymarie o responsável pelo desvirtuamento das finalidades da “Revista Espírita”, como também da própria Sociedade para a continuação das obras espíritas de Allan Kardec, Gélio lembra que foi ele quem organizou a Sociedade Científica de Estudos Psicológicos, que se dedicava igualmente ao estudo das teorias e das experiências do magnetismo animal e da mediunidade, estudando-se ainda as obras originais de Cahagnet e de Roustaing (grifo do autor), bem como a doutrina de Swedenborg, o grande precursor do Espiritismo (?), além do atomismo, da teosofia, do budismo, do transformismo, e, por fim, do ocultismo..."
E Gélio Lacerda da Silva completa seu raciocínio, dizendo: “ – Aí está a verdadeira causa por que o Espiritismo desapareceu na França”, e acrescenta: “ – Com o desencarne de Allan Kardec, e, ficando à frente da sua direção P.G. Leymarie, este embrenhou-se no cipoal de ideologias espiritualistas...”
Concluindo, declara Gélio Lacerda da Silva: “- Vemos, assim, que não foram os ‘kardecistas’, que levaram o espiritismo francês à bancarrota, mas sim, a confusão doutrinária introduzida pelo Sr. Pierre Gaëtan Leymarie...”
Você, leitor amigo, que ainda não leu esse grande livro “CONSCIENTIZAÇÃO ESPÍRITA”, de autoria do saudoso confrade e amigo Gélio Lacerda da Silva, leia-o então agora.
Não perca tempo! Encomende-o hoje mesmo à Editora EME de Capivari/SP pelo seguinte endereço: Rua Madre Valéria, nº 903 – Capivari/SP – l3.360-000. Ou pela Caixa Postal nº 93, ou ainda por Fone/fax (0194) 91-3878.
Vale a pena ler essa obra magnífica, que, conforme depoimento do Prof. Celso Martins “é o melhor livro já escrito contra Roustaing”.