IX ENCONTRO ESPÍRITA DE DIRIGENTES SOLIDÁRIOS
Realizou-se no dia 19 de novembro de 2006, no horário das 08:00 às 17:30 h , na sede da SEJA – Sociedade Espírita “Joanna de Angelis”, Rua Santa Clara de Assis nº 96 – Bairro 1º de Maio, em Belo Horizonte/MG, o IX Encontro Espírita de Dirigentes Solidários (ECEDIS).
Este evento foi uma promoção da AMIPE – Associação Mineira de Pedagogia Espírita, cuja proposta é: fomentar o debate e o estudo sobre a Pedagogia Espírita. Isto porque “vivemos um momento histórico no planeta, em que a educação, em todas as esferas da sociedade, está no centro das discussões, na busca de soluções para os diversos problemas humanos. Diante disto, a dimensão espiritual do ser, cada vez mais valorizada e melhor compreendida, salienta-se como essencial nas reflexões das instâncias educativas, seja a escola, o lar, o trabalho, a instituição religiosa ou mesmo os ambientes de entretenimento”.
No Encontro que foi realizado, foram discutidas formas de desenvolver a educação para a transcendência, sem atitudes sectárias ou proselitistas. A Pedagogia Espírita é aberta ao diálogo com todas as propostas religiosas. Cabe a nós encontrarmos pontos de convergência e idéias positivas em todas elas, sem confundi-las com a nossa própria opção de crença. Além disso é preciso resgatar o entendimento da Doutrina Espírita como proposta de educação do Espírito, que não se encerra nos limites dos aspectos religiosos, científicos e filosóficos do Espiritismo.
Desta vez, o tema central do Encontro foi “A ESCOLA ESPÍRITA”.
Tivemos a presença de Dora Incontri, ilustre professora, escritora e expositora espírita, que nos revelou a obra magistral de Anália Franco. Alessandro Bigheto nos falou sobre a dinâmica de educação do Colégio Allan Kardec, fundado pelo grande missionário Eurípedes Barsanulfo, no Município de Sacramento/MG.
Infelizmente não pudemos contar com a participação de Franklin Santana, que foi o coordenador científico do 2º Congresso Brasileiro de Pedagogia Espirita, realizado em Santos/SP no mês de setembro de 2006. Ele iria nos reportar às idéias e realizações mais importantes ocorridas nesse evento. Em seu lugar falaram a profa. Dora Incontri e o Dr. Alessandro Bigheto, que também estiveram presentes naquele evento.
Cumprindo a programação estabelecida, além dos estudos, tivemos também grupos menores, reunidos separadamente, com os palestrantes, para discutir vivências, práticas e idéias novas na educação.
O IX Encontro Espírita de Dirigentes Solidários foi muito concorrido, dele participando vários representantes de instituições não só de Belo Horizonte, como também de alguns municípios mineiros, como Muriaé, Leopoldina, Cataguases, Barbacena e outros. Também do Rio de Janeiro e Niterói/RJ tivemos um representante. Ao todo foram 215 pessoas inscritas.
À frente da Comissão Organizadora do evento, esteve a Sra. Mariana de Oliveira Andrade, Coordenadora Geral da AMIPE, que soube conduzir com grande brilhantismo, todos os trabalhos ali realizados, na seguinte seqüência: recepção e credenciamento dos participantes; abertura oficial; estudo sobre a importância da Escola Espírita, a cargo da profa. Dora Incontri; pequeno intervalo para o lanche; estudo sobre a obra de Eurípedes Barsanulfo, sob a responsabilidade de Alessandro César Bigueto; grupos de estudo; apresentação das crianças; encerramento.
Antes da abertura dos trabalhos, tivemos alguns números musicais a cargo do jovem confrade Estêvão Albuquerque de Andrade, que, acompanhado ao violão, nos apresentou alguns números de fundo cristão-espírita, muito aplaudidos pelos presentes.
Enfim, foi realmente um verdadeiro sucesso esse encontro!
Aproveitamos o ensejo para cumprimentar o confrade Valter Borges de Oliveira e sua digníssima esposa, Sra. Flávia de Oliveira, que nos acolheram com muito carinho e nos dispensaram um tratamento muito fraterno.
A todos os organizadores desse maravilhoso evento os nossos sinceros parabéns e votos de muitas felicidades para os próximos encontros.