ROUSTAING CRITICA DURAMENTE KARDEC
"Na edição de Os Quatro Evangelhos, de 1920, impressa em Portugal, financiada pela Federação Espírita Brasileira, no 1º volume, ao longo de 34 paginas (43 a 76), a título de Prefácio, com subtítulo Resposta ao artigo de Allan Kardec (Revista Espírita de junho de 1866), se lê a manifestação de J.B. Roustaing, Paris, 1882, ofendendo duramente Kardec.
"O aludido artigo, publicado na Revista Espírita de junho de 1866 (e não em 1867, como registra o Prefácio), a que responde Roustaing, refere-se à apreciação de Kardec sobre Os Quatro Evangelhos de Roustaing.
"Na Resposta ao artigo de Allan Kardec, Roustaing manifesta sua inconformação por Kardec não ter aceito sua obra, inclusive critica acerbamente Kardec.
Depois de deixar bem claro que Roustaing, nesse referido Prefácio ofendeu barbaramente o querido Mestre lionês, taxando-o de ignorante e preconceituoso, nosso querido companheiro Gélio conclui:
"Nas edições de Os Quatro Evangelhos" de Roustaing, que se sucederam à edição de 1920, a FEB excluiu o Prefácio contundente a Kardec, mas, lamentavelmente, custa-nos dizê-lo, não o fez por respeito à memória de Allan Kardec, e sim, tão somente, para que ela, a FEB, não se enforcasse com a sua própria corda..."
Vale a pena ser lido, na íntegra, esse capítulo do magnífico livro CONSCIENTIZAÇÃO ESPÍRITA de Gélio Lacerda da Silva, publicado em 1995 pela EME Editora, de Capivari/SP, cujo endereço para correspondência é: Rua Madre Valéria n. 903 CEP = 13.360-000, ou Caixa Postal nº 93. Vale a pena ler. É de fato uma grande obra de pesquisa doutrinária espírita!