ofplogo.gif (4994 bytes)


REVISTA ICESP ANUNCIA O

4º CONGRESSO ESPÍRITA MUNDIAL

Em seu número 9 referente ao primeiro trimestre de 2004, a Revista ICESP do Instituto de Cultura Espírita de São Paulo, na seção "Acontecimentos e Eventos Espiritas no Brasil e no Mundo", dá ênfase ao 4º Congresso Espírita Mundial a ser realizado em Paris, no próximo mês de outubro, em comemoração ao segundo centenário do nascimento de Allan Kardec.

Trata-se de uma promoção do Conselho Espírita Internacional, cuja Secretaria Geral funciona em Brasília/DF, sendo que a realização do evento ficou sob a responsabilidade da União Espírita Francesa e Francofônica, e a execução, a cargo da Associação Kardec Paris.

O Tema Central do Congresso é: "Allan Kardec – o Edificador de uma Nova Era para a Regeneração da Humanidade. Os dias serão: 2, 3, 4 e 5 de outubro. O local: Maison de la Mutualité, localizada nas proximidades do Quartier Latin, em Paris.

A Programação do encontro é a seguinte: inicialmente teremos a Solenidade de Abertura, após recepção e credenciamento dos congressistas, e uma palestra sobre o tema central do Congresso. (Dia 2, Sábado). Em seguida, haverá dois painéis, na parte da manhã e na parte da tarde (dia 3, Domingo). Na parte da manhã será enfocado " O Livro dos Espíritos", tendo como objetivo destacar as bases doutrinárias e as conseqüências da aceitação da realidade do ser espiritual e imortal. Na parte da tarde será enfocado "O Livro dos Médiuns" com o objetivo de destacar a finalidade das manifestações espirituais e as orientações para sua prática com base na orientação espírita. No dia 4 de outubro, serão enfocados "O Evangelho segundo o Espiritismo", na parte da manhã, com o objetivo de destacar a importância da vivência moral e cristã, e "O Céu e o Inferno", na parte da tarde, com o objetivo de destacar as conseqüências psicológicas e sociais, com base no conhecimento dos estados da alma no mundo espiritual. Logo após, o livro enfocado será "A Gênese" com o objetivo de focalizar as evidências científicas e a veracidade do intercâmbio espiritual e da reencarnação. No dia 5 de outubro, os dois painéis a serem realizados terão como tema: A "Evolução do Movimento Espírita" (manhã) e a "Difusão da Doutrina Espírita" (tarde).

NOSSO COMENTÁRIO

Queremos louvar aqui a decisão do CEI-Conselho Espirita Internacional de promover este grande encontro, neste ano em que se comemora o Segundo Centenário de Nascimento de Allan Kardec, o Codificador da Doutrina Espirita, único e verdadeiro missionário da Terceira Revelação, (como consta dos "Prolegômenos" de "O Livro dos Espíritos" e na mensagem do Espírito de Verdade, recebida via mediúnica, na reunião realizada em 12 de junho de 1856, transcrita em "Obras Póstumas").

Formulamos votos sinceros para que esse Congresso Mundial transcorra na mais perfeita ordem e alcance o objetivo que motivou sua convocação.

É importante ressaltar que, de acordo com a programação, em todos os painéis, foi reservado um tempo para "debates". Supõe-se então que haverá discussão de temas polêmicos, para esclarecimento de dúvidas levantadas pelos presentes e para que se fixe o rumo certo que deve seguir o movimento espírita. Isto é muito bom..

Que o Espírito de Allan Kardec, o grande homenageado, esteja presente em todos os momentos de estudo e discussão dos temas propostos. Não só ele como também todos os Espíritos Superiores da gloriosa Falange do Espírito de Verdade. E que todos esses Seres Luminosos do Espaço, em nome de Deus Todo-poderoso, usando de todos os meios de comunicação com os encarnados, nos digam: a) Se o que disseram os Espíritos a Roustaing é mesmo a "Revelação da Revelação"; b) Se o Roustainguismo pode ser mesmo considerado "Um curso Superior de Espiritismo"; c) Se o livro "A Gênese" de Allan Kardec, no que se refere à natureza do corpo de Jesus e à sua passagem como missionário divino na Terra, representa, na verdade o pensamento dos Espíritos Superiores e foi por Eles aprovado como veredicto final do Juiz Supremo, ou não; d) Finalmente, a obra de Roustaing pode ou não pode ser considerada como complementar às da Codificação Kardecista.

São perguntas que devem ser feitas e que não podem ficar sem resposta. Do contrário, para nós, esse 4º Congresso Espírita Mundial vai ser um verdadeiro, um grande, um espetacular fracasso. Sim, isto mesmo, dissemos: FRACASSO!

<<< Voltar