"CONSCIENTIZAÇÃO ESPÍRITA"
Gélio Lacerda da Silva
Nesta sua preciosa e magnífica obra, nosso querido confrade (hoje na Pátria Espiritual ao lado dos Espíritos Superiores), nos diz o seguinte:
"Foram editados até abril/87, 3.529.000 exemplares de "O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO" de Allan Kardec ("Reformador", abril de 1987, págs. 26 e 35), já os livros roustainguistas "Os Quatro Evangelhos" de J.B. Roustaing, juntamente com "Elucidações Evangélicas" de Antônio Luiz Sayão, que é uma condensação da obra de Roustaing, o máximo de 4l.000 exemplares até dezembro/94 ...
"... menos de 1% (um por cento) dos espíritas brasileiros é simpatizante do Roustaing da Federação Espírita Brasileira, e, mesmo assim, a simpatia de muitos destes não vai além da teoria do corpo fluídico de Jesus. O criptógamo carnudo - ser monstruoso criado por Roustaing, no qual se encarnariam os Espíritos falidos - essa aberração doutrinária (e outras) conforme pudemos constatar, é quase que de todos (os espíritas) desconhecida.
"Se o Movimento Espírita Brasileiro não se sujeitasse à liderança da Federação Espírita Brasileira, não se tenha dúvida nenhuma: a ideologia roustainguista estaria há muito tempo relegada ao esquecimento.
"Aos espíritas brasileiros, na sua quase totalidade autênticos kardecistas, pedimos que, juntos, façamos este apelo à Federação Espírita Brasileira: que ela dê legitimidade à sua liderança no nosso movimento espírita, renunciando ao seu antidoutrinário roustainguismo e mantendo-se fiel a Kardec." (Extraído do livro "Conscientização Espírita", págs. 235/236).
E é este o apelo que, em nome do confrade GÉLIO LACERDA DA SILVA, eu renovo hoje, dizendo: - Senhores dirigentes da Federação Espírita Brasileira, é preciso extrair, imediatamente, o parágrafo único do artigo primeiro do Estatuto da FEB que diz que "além das obras básicas da Codificação, o estudo e a difusão da Doutrina Espírita ou Espiritismo compreenderão a obra de J. B. Roustaing e outras subsidiárias", o que não é verdade. Ou então, companheiros, evoquem o Espirito de Allan Kardec e perguntem a ele se concorda com esse absurdo!
Não se esqueçam, companheiros, de que : "São chegados os tempos em que todas as coisas hão de ser restabelecidas no seu verdadeiro sentido, para dissipar as trevas, confundir os orgulhosos e glorificar os justos" (Prefácio de "O Evangelho s/o Espiritismo).
Sim, companheiros, estamos no alvorecer de um novo século e de um novo milênio e é hora de mudança. Acabou-se a era dominada pelos jesuítas e uma nova era está começando com muito vigor, porque presidida pelo Mestre Jesus, o Homem de Nazaré, o Espírito de Verdade, isto mesmo, companheiros: O ESPÍRITO DE VERDADE.
É preciso tirar, de uma vez por todas, essa excrescência horrível que é o § único do art. 1º do Estatuto da F.E.B. que o enfeia e tira dela toda sua legitimidade perante o Movimento Espírita Brasileiro! Para isto é preciso humildade, muita humildade. Mas nós confiamos em vocês, companheiros! Vamos fazer uma FEB só de Kardec e não do traidor de Kardec! é um apelo veemente que faço, em nome dos Espíritos Superiores.