ofplogo.gif (4994 bytes)   


“ESPÍRITAS KARDECISTAS ???”

                      Dr. Marco (Espírito)

     “Quer seja por ignorância ou por malícia, algumas pessoas confundem o Sincretismo Religioso Afro-Brasileiro, ou seja, a Umbanda, a Quimbanda, o Candomblé etc., com o ESPIRITISMO.

     Essas criaturas, acomodadas em sua conduta normal, não analisando, com a profunda sensatez, o que é verdadeiramente a Doutrina, deixam-se levar por outras que, imbuídas de má intenção, tiram-lhes todo proveito material em nome do ESSPIRITISMO.

     Muitos necessitados procuram nestes locais, mesmo por um preço alto, as soluções para seus problemas, não possuindo a devida noção que, toda e qualquer criatura que deseja auxiliar, não pode usar de meios ilícitos, principalmente à cata de recursos materiais.

     Os Espíritos amigos não concordarão em estar presentes em locais onde o amor e o desinteresse não existam.

     Todo preconceito acerca da doutrina, para ser combatido, depende da conduta de altivez dos Espíritas.

     Muitos, na justificativa de se defenderem de falsas interpretações, denominam-se de “ESPÍRITAS KARDECISTAS”, colocando em KARDEC o advogado a defender-lhes a causa.

     Ao denominarem-se “KARDECISTAS”, alimentam nas pessoas o conceito errôneo, como se houvesse categorias de Espíritos. Quando assim se denominam, preocupam-se logo em deixar claro que não são umbandistas, macumbeiros, etc.

     No entanto, o Espiritismo não necessita desses subterfúgios, porém de criaturas capacitadas a assumi-lo, sem qualquer receio quanto às interpretações alheias, primando pelos aspectos positivos que está a ofertar como Ciência, Filosofia e Religião.

     Analisando, numa visão mais ampla, existe a necessidade urgente de se corrigir as falhas que se apresentam nas Instituições, principalmente porque não há um trabalho ativo nesse campo, por parte daqueles que constituem esses grupos, quer na organização ou mesmo na própria assistência”

     (Extraído do livro “UM GRITO DE ALERTA AO CENTRO ESPÍRITA”, edição independente do Grupo Espírita “Novo Alvorecer” de Recife/PE, Rua Pierre Curie, nº 113 – Bairro do Cordeiro - CEP = 50.711-450).

NOSSO COMENTÁRIO

Esta mensagem do Espírito do Dr. Marco nos remete ao livro “O Espiritismo e as doutrinas espiritualistas” do Prof. Deolindo Amorim e ao livro “Pureza Doutrinária” do Dr. Ary Lex, que analisaram bem o assunto e deixaram bem claro o que é e o que não é Espiritismo.

Aliás, é preciso que se saiba que quem causou essa confusão toda foi a própria Federação Espírita Brasileira (FEB), através de seu Conselho Federativo, pois, agindo, acredito eu, de boa fé, declarou em 1926 que “Umbanda é espiritismo e os umbandistas são espíritas” como se pode ver na obra “O que é a Umbanda” de Cavalcanti Bandeira, pág. 107, que citei no meu livro “Kardec X Roustaing, pág. 38.