ofplogo.gif (4994 bytes)   


DORA INCONTRI  NO IX ENCONTRO DA AMIPE

A brilhante palestra proferida pela ilustre professora Dora Incontri, de Bragança Paulista, no 9º Encontro promovido pela Associação Mineira de Pedagogia Espírita, versou sobre o tema “PEDAGOGIA ESPÍRITA”, um projeto brasileiro e suas raízes”. Este, inclusive, é o título do livro de sua autoria, lançado pela Editora Comenius, já em sua segunda edição.

Inicialmente, ela focalizou as contribuições dadas pelos filósofos gregos Sócrates e Platão, considerados os precursores do Espiritismo, conforme consta da “Introdução” de “O Evangelho segundo o Espiritismo” de Allan Kardec.

Em seguida, ela nos apresentou o Cristo como pedagogo e focalizou três grandes vultos da História da Humanidade, que também se imortalizaram como “pedagogos cristãos”: Comenius, Rousseau e Pestalozzi.

Em sua abordagem espírita, ela focaliza, primeiramente, o papel relevante do professor emérito Denizard Hippolyte Léon Rivail e nos mostra a importância de Allan Kardec como educador.

Continuando em sua brilhante exposição, a ilustre professora Dora nos fala da Pedagogia Espirita no Brasil, focalizando as figuras brilhantes de: Eurípedes Barsanulfo, o educador; Anália Franco, a ativista social; Tomás Novelino, o herdeiro Ney Lobo, o pragmático, Vinícius, o apologista de Cristo e Herculano Pires, o filósofo.             

Finalmente, ao encerrar sua palestra, a Profa. Dora Incontri nos apresentou, como conclusão,  o “MANIFESTO DA PEDAGOGIA ESPÍRITA”, que diz:

     “A Pedagogia Espírita tem algo da vastidão de mares que se abrem ao infinito.

     “Tem sabor de cores brasileiras, pois por aqui ela nasceu, embalada por ventos antigos.

     “Tem a feminilidade da lua e a bravura libertária dos que descobrem novos mundos.

     “É o espirito em vôo de busca e ascensão”