ofplogo.gif (4994 bytes)


BOLETIM TELLES DE MENEZES

É um Informativo da União Espírita de Jacobina/BA.

No exemplar nº 18 de janeiro de 2004, chamou-nos a atenção um artigo assinado pelo Sr. José Machado, intitulado "A Falsa Santidade dos Médiuns", em que, depois de citar trechos extraídos dos livros de Emmanuel e André Luiz, o autor se expressa da seguinte forma: "Vemos que muitos médiuns posam com simulacro de semideuses. Coitados! Estamos na luta, devendo fazer de cada dia, de cada momento de pregação, de trabalho, um compromisso com a verdade, com a sinceridade, não querendo viver para agradar ou ser anunciador de grandes revelações. Não, o nosso compromisso deve ser com a honestidade e a virtude do bem servir", e, concluindo seu artigo, o Sr. José Machado diz o seguinte: "Por isso, cuidado com os Espíritos e com os médiuns, como disse João: "- Caríssimos, não creais em todos os Espíritos, mas provai que os Espíritos são de Deus". Façamos da mesma forma com os médiuns, pois surgirão muitos falsos Cristos e falsos profetas" (Este artigo foi publicado no jornal "A Tarde" de 10/09/2003).

É pena que, nesse artigo, o autor não faça nenhuma referência a "O LIVRO DOS MÉDIUNS" de Allan Kardec, que foi quem, com maiores detalhes, tratou desse assunto, nem cite também as comunicações do Espírito de Erasto, Discípulo de São Paulo e Guia Espiritual de Allan Kardec, inseridas em "O Evangelho s/o Espiritismo" e na Revista Espírita de 1866. Preferiu basear-se apenas nas informações de André Luiz e de Emmanuel.

E ele poderia acrescentar também, a título de ilustração, que o próprio médium Francisco Cândido Xavier (Chico Xavier) foi, certa vez, "canonizado santo" pelo confrade Ranieri. Daí a devoção com que foi tratado em vida e que aumentou ainda mais depois de sua desencarnação em junho de 2002. Pode-se mesmo dizer que, aqui, na chamada "Pátria do Evangelho" existe um culto ao famoso médium.

<<< Voltar