ofplogo.gif (4994 bytes)   


 

COMENTÁRIOS SOBRE NOSSO NOVO LIVRO:
“SEVERINO DE FREITAS PRESTES FILHO,
MEU PAI, MEU MESTRE”

 “Acabo de receber o belo livro sobre seu pai. Folheando o mesmo já dá para sentir que foi feito com muito amor...” Tatiana Albuquerque Gonçalves de Lima, Psicóloga e Expositora do Grupo Espírita “Novo Alvorecer” de Recife/PE (e-mail de 22/12/2004).

“Estou adorando o livro. Encontro-me no cap. 6 e tem sido muito bom para mim. Eu adoro ler biografias, pois tiro grandes aprendizados para a minha própria vida. Fico vendo quantas vezes me pego lamentando de coisas tão pequenas; em contrapartida, vejo as provas enfrentadas pelo seu querido pai...” Idem (e-mail de 23/12/2004).

“Acabei de concluir a leitura de sua tão bela obra. Parabéns pelo livro, que transborda sentimento, que é de uma sinceridade tocante (...) O livro é uma fonte inesgotável de lições; aprende-se muito mais com exemplos vivos, que se eternizam, do que com teorismos. Seu pai foi, realmente, um grande educador, que sensibilizou a todos que com ele conviveram. E ensinava mais com atos, pela vivência do dia a dia do que com palavras. Sua passagem pelo mundo material foi, de fato, um belo exemplo de vida no sentido cristão-espírita da palavra...”  Idem  (e-mail de 24/12/2004)

                        .............

Rio de Janeiro/RJ, 16/02/2005 (Via e-mail)

“Professor Erasto.

O livro com o qual fui presenteado pelo sr.  -  SEVERINO DE FREITAS PRESTES FILHO, MEU PAI, MEU MESTRE”, é simplesmente fascinante.

É um livro que recomendo a todos, e, principalmente, àqueles que são estudantes e professores de história e aos militares também.

Como flui, professor, a narrativa!

A leitura não é só gostosa; é também informativa.

Caro professor, não digo que o sr. seja um homem de sorte (...) Digo, sim, que o sr. é um homem mui privilegiado. Tem todos os motivos do mundo para se orgulhar desse seu grande pai e mestre que foi o Dr. Severino de Freitas Prestes Filho...

Ilustre Prof. Erasto, digo mais: Foi, para mim, uma honra muito grande e um prazer imenso tê-lo conhecido. O sr. não sabe nem pode calcular o quão satisfeito sou por isso. Sei que não foi por acaso, pois, nós, espíritas, sabemos que o acaso não existe.

Fique com Deus e receba um forte abraço desse seu admirador e amigo,Maurício do Carmo Fróes”(Aluno da Faculdade de Letras da Universidade do Rio de Janeiro/RJ)

                        .............

Ribeirão Preto/SP, 17/02/2005

“Prezado senhor Erasto,

Recebi e agradeço a sua atenção ao me enviar o livro sobre seu pai, por sinal, de leitura muito agradável.

Aliás, gosto muito de livros biográficos, acho que é possível aprender muito com a história de vida das pessoas. É também uma oportunidade de tomar conhecimento, num curto espaço de tempo, de todas as vicissitudes, sonhos e realizações de uma pessoa ou de um grupo, sem que se precise conviver ou envelhecer com ela ou eles.

Gostei do livro e recomendo sua leitura.

O biografado, seu pai, teve, realmente, uma vida plena de realizações pautadas na retidão de caráter, sendo exemplo para qualquer um que procure evoluir, sendo hoje um pouco melhor do que ontem...

Mais uma vez, fico-lhe muito obrigada e parabéns pela redação do livro bem como pelo mérito de ter tido tal pai nesta encarnação”.

Assinado: Hilda Fontoura Nami, de Ribeirão Preto/SP  (via e-mail)

NOSSOS SINCEROS AGRADECIMENTOS à Dra. Tatiana Albuquerque Gonçalves de Lima, ao Universitário Maurício do Carmo Fróes e à ilustre Sra. Hilda Fontoura Nami, pela atenção dispensada ao nosso trabalho e pelos valiosos conceitos emitidos em relação à pessoa de meu querido e saudoso pai e mestre, Severino de Freitas Prestes Filho.

Matéria extraída do "Jornal de Icaraí" de 5 a 11 de março de 2005

    Um dos mais conhecidos professores de Niterói, Erasto de Carvalho Prestes, é também escritor. Na altura dos seus 79 anos, decidiu lançar "Severino de Freitas Prestes Filho, Meu Pai, Meu Mestre", obra que focaliza a vida rica daquele que se tornou militar por vontade paterna, gaúcho, militante espiritualista convicto e que foi prefeito de Salvador, BA, vindo a falecer em Niterói, em 17 de janeiro de 1979, um mês antes de de completar 89 anos de idade.
    A obra de 300 páginas, lançada pela Editora do Centro Espírita Léon Denis, que deve ser apresentada na Bienal do Livro, em maio, teve também a participação de outro dos sete filhos do biografado, o Engenheiro Ismael de Carvalho Prestes, cuja esposa, a cronista Estela Prestes, faz a apresentação.

Os irmãos Erasto e Ismael Prestes


<<< Voltar