COMO A IMPRENSA RECEBEU
PROFESSOR LANÇA LIVRO SOBRE A VIDA DE SEU PAI.
“O professor e escritor Erasto de Carvalho Prestes decidiu lançar seu novo livro, intitulado “SEVERINO DE FREITAS PRESTES FILHO, MEU PAI, MEU MESTRE”, em que focaliza a vida de um militar ilustre, gaúcho de Porto Alegre, militante espírita convicto, que foi Prefeito de Salvador/BA...” Jornal de Icaraí (edição de 5 a ll de março de 2005).
“Já circulando o livro sobre a vida do General Severino de Freitas Prestes Filho, que foi Prefeito de Salvador/BA. O livro foi escrito por seu filho, ex-professor da UFF, Erasto de Carvalho Prestes, com abertura da nora do ilustre militar, a Jornalista Estela Prestes. O General Severino era avô da Juíza, Dra. Beatriz Prestes e da Tabeliã, Eloísa Prestes”. A Voz do Advogado, jornal da OAB de Niterói/RJ (Fevereiro de 2005).
“Emoção e amor.
A Tabeliã, Heloisa Estefan Prestes e sua irmã, Juíza Beatriz Prestes Pantoja, vibraram com o livro “SEVERINO DE FREITAS PRESTES FILHO, MEU PAI, MEU MESTRE”, escrito pelo tio, o professor e escritor Erasto de Carvalho Prestes, sobre a vida do General Severino de Freitas Prestes Filho, avô paterno das duas, que, além de outros cargos importantes, foi também Prefeito de Salvador/BA (...) O livro retrata fielmente a vida de um homem ilustre, que preferiu manter suas próprias convicções, respeitando as dos outros, ainda que fosse ligado pelo parentesco ao seu primo, Luiz Carlos Prestes, mais conhecido como o “Cavaleiro da Esperança”.
O General Severino de Freitas Prestes Filho foi um sábio, cujo prestígio e poder não despertaram, em sua marcante personalidade, nenhuma altivez e prepotência. Muito pelo contrário, firmaram a convicção de que devemos cada vez mais fortalecer nosso espírito através da humildade e do bem” Jornal FÓRUM, de Niterói (março de 2005).
MEU PAI, MEU MESTRE – UM DEPOIMENTO APAIXONADO
“Uma grande lição de amor filial nos é transmitida pelo livro “SEVERINO DE FREITAS PRESTES FILHO – meu Pai, meu Mestre”, escrito pelo professor e aspiano Erasto de Carvalho Prestes.
“A obra, fruto de lembranças de momentos de convívio familiar que não se apagam, e também de uma diligente pesquisa histórica, traça a trajetória de seu pai, militar gaúcho, que, no dizer de Carlos de Brito Imbassahy, ‘ajudou a fazer a História do país pelo seu trabalho e pela liderança exercida’.
“Mais do que uma simples homenagem filial, o livro do professor Erasto é um verdadeiro tributo a um espírita convicto, que amou sua família extremamente, e que construiu sua vida alicerçada em valores como honra, dedicação, lealdade, modéstia e dignidade: um brasileiro exemplar, que se dedicou ao serviço da Pátria, tendo galgado todos os postos da carreira no Exército Brasileiro, tendo sido, inclusive, prefeito da cidade de Salvador.
“Para o professor Erasto, seu livro tem a finalidade de exaltar esse homem especial, ‘para que, não só no presente, como, principalmente, no futuro, todos venham a saber quem de fato ele foi e por que mereceu tantos elogios ainda em vida’.
“A obra, a par de ser um relato biográfico, traz-nos muitos e interessantes episódios da vida brasileira – inclusive momentos importantes da história de Niterói.
“Ao professor Erasto os nossos parabéns e nosso agradecimento pela convidativa e prezerosa leitura”. ASPI-UFF, Boletim Informativo da Associação de Professores Inativos da UFF (abril de 2005)