ofplogo.gif (4994 bytes)


DE ENOS MARCOS DA SILVA
RECEBEMOS O SEGUINTE E-MAIL

"Tenho imenso prazer em escrever-lhe, pois sou assíduo leitor de "O Franco Paladino", desde quando era "O Franco Atirador". Acho que outros espíritas deveriam ter um ponto de vista claro e baseado na doutrina como o seu! (...) Acho também, como o dileto confrade, que devemos submeter tudo ao crivo da razão e do bom senso, e devo lhe agradecer por ter me despertado para este importante fato, expondo a este crivo Emmanuel e a FEB.

"Tenho também a minha luta pessoal dentro do ESPIRITISMO e é contra a idolatria, e o sincretismo que tenho visto em alguns centros: confrades que ‘rezam’ para seus santos de devoção em plena reunião pública, médiuns de passe que se benzem antes de aplicá-lo; pessoas que esquecem que ‘a transmissão de fluidos’ pede apenas a imposição das mãos e não os movimentos esdrúchulos exigidos nos centros; pessoas que pedem para destapar garrafas para fluidificar água; hinos de louvor a Chico, a Bezerra e outros.

"Fui evangélico por vinte e cinco anos e tive que abandonar 90 % do que aprendi, ao ingressar no Espiritismo. Portanto, não admito que católicos, evangélicos (como fui), umbandistas e praticantes de outros credos, contra os quais nada tenho, venham a introduzir seus costumes, cismas, esoterismos e dogmas no corpo doutrinário do Consolador prometido!

"Não luto contra a crença pessoal de ninguém, desde que a pratiquem em casa e em particular. Luto contra esta onda sincrética que invade nossas casas espiritas!

"Com isso sofro reprovação. E por isso mesmo compreendo bem o que o confrade deve estar passando. Daí ter eu usado a expressão ‘luz que espanta as trevas’, pois devemos fazer luz à nossa volta, enquanto for dia, como disse Jesus, para que as trevas se desfaçam!

"Continue firme em sua cruzada, pois se pararmos, teremos sido vencidos. Desperte outras mentes, como fez comigo. E quem sabe um dia o bom senso vencerá!

"Receba um abraço fraternal do

Enos Marcos Santos da Silva

NOTA.

Obrigado, prezado confrade, por suas palavras elogiosas e incentivadoras. E aproveito para lhe dar uma informação importante: - A instituição responsável por essa confusão toda que se criou, em que se confunde Espiritismo com Umbandimo é a Federação Espírita (Roustainguista) Brasileira, pois foi seu Conselho Federativo que, em 1926, decretou que "o umbandista também é espírita porque admite a existência do Espírito e pratica a mediunidade".

Daí a proliferação das chamadas "tendas espíritas".

Confundiu-se, portanto, Espiritismo com mediunismo e Ciência Espírita com Religião de Umbanda.

Você sabia disto?

<<< Voltar