ofplogo.gif (4994 bytes)   


O “CÓDIGO” DE ERASTO

 
SEVERINO DE FREITAS PRESTES FILHO 

     Mais um livro da lavra do prof. Erasto de Carvalho Prestes  -  grande lutador pela pureza doutrinária do Espíritismo e combativo anti-roustainguista –  intitulado SEVERINO DE FREITAS PRESTES FILHO, MEU PAI, MEU MESTRE.

     Não sabemos o que elogiar mais no excelente livro, se a clareza expositiva do exímio historiador ou se a dignidade de um filho amoroso, que vê no pai um grande homem.

     O prof. ERASTO mostra-se reconhecido pelo excelente caráter adquirido, moldado por uma disciplina austera, porém, muito caridosa de um militar que galgou todos os postos, mesmo não estando vocacionado para a carreira imposta por circunstâncias familiares, mas a desempenhou muito honrosamente.. Não obstante, esse militar chamado SEVERINO DE FREITAS PRESTES FILHO era um homem caridoso verdadeiramente, pois praticava a caridade bem compreendida, aquela caridade aconselhada pelo Mestre JESUS, bem diferente dos antigos e dos novos fariseus; além disso, era possuidor de um intelecto verdadeiramente invejável, admirável mesmo!

     Assim, SEVERINO DE FREITAS PRESTES FILHO preencheu todo o perfil indispensável a um líder maior do Espiritismo, mas tal liderança só poderá ser confirmada através da concordância universal da Espiritualidade Maior, ou, - quem sabe?! - com a abertura de um caixote azul que ele deixou para a posteridade.

     Este livro do Prof. ERASTO nem precisaria terminar com uma belíssima “MENSAGEM  DE SAUDADE”, que vale como uma prece, pois o livro inteiro traduz uma louvação ao seu Mestre, ou, quem sabe, ao nosso mestre no Espiritismo. O “Código DA VINCE” nos remete a MARIA MADALENA e o “Código” de ERASTO  nos remeterá AMÉLIE BOUDET ou a algo relacionado?... Por exemplo, a NALLA DECKAR ? Não é impossível !...

     Parabéns, prof. ERASTO DE CARVALHO PRESTES, pelo belíssimo livro, escrito com muita elegância, sensibilidade e amor.

           Rio de Janeiro, 05 de maio de 2005

Iso Jorge Teixeira

(O doutor Iso Jorge Teixeira é um dos mais competentes e reconhecidos profissionais da Medicina no Rio de Janeiro. E, como militante espírita, tem se destacado na direção de várias instituições importantes  como, por exemplo, o Centro Espírita João Batista, onde, por algum tempo, foi Diretor de Estudos Doutrinários e grande expositor. Como jornalista espírita, durante anos  foi colaborador do Jornal Espírita de São Paulo, cujas páginas abrilhantou com seus sábios e valiosos artigos, em que demonstrou sempre muito conhecimento da nossa querida Doutrina Espírita. Atualmente escreve também para outros importantes periódicos nacionais . É também um grande batalhador e, sobretudo,  incansavel defensor da pureza doutrinária do Espiritismo)

Fico-lhe muito agradecido, caro Dr. Iso Jorge Teixeira, pelos conceitos elogiosos que formulou em relação ao meu livro, e, sobretudo, à figura grandiosa do meu  querido e saudoso pai, Severino de Freitas Prestes Filho, Foi ele, realmente, um grande missionário a serviço do Espírito de Verdade e do querido Mestre Allan Kardec.

Fiquei bastante emocionado com suas palavras gentis, sinceras e espontâneas.