ofplogo.gif (4994 bytes)   


PARECERES SOBRE MEU NOVO LIVRO

 

#  De Marta Beluco de São Paulo/SP:

     “Gostaria de agradecer novamente pelo livro de sua autoria, que recebi, intitulado ‘SEVERINO DE FREITAS PRESTES FILHO, MEU PAI, MEU MESTRE”, e, ao mesmo tempo, dar minha modesta opinião.

No início da leitura, quando o sr. se refere ao seu avô materno, o Marechal Fernando Setembrino de Carvalho, comandante em várias campanhas, recordei-me de alguns fatos que minha mãe relatava quando éramos pequenos (...) É que meu avô materno, como militar que era, serviu na Força Expedicionária Brasileira, e foi para a Itália combater os exércitos de Mussolini. A separação, nessas condições, deixou a esposa e os filhos muito apreensivos e sofrendo muito de saudade...

     Senti também muita emoção, ao ver que seu pai, o Sr. Severino de Freitas Prestes Filho, embora fosse um Oficial do Exército, portanto um soldado a serviço da Pátria, era um homem extremamente sensível, ligado à família, era o oposto do padrão militar, pois a maioria carrega dentro de si o machismo, o poder baseado na força das armas. Seu pai não deixou que sua carreira militar tirasse  esse seu lado humanista, que era a base de sua formação.

     Gostaria de dizer que a parte que muito me emocionou foi aquela conversa que seu pai teve com o sr., quando soube que o sr. tinha sido reprovado pela segunda vez  no primeiro ano do curso ginasial. Eu tive também um filho que me deu muito trabalho na escola e, o mais engraçado, é que eu disse a ele mais ou menos  a mesma coisa que seu pai disse para o senhor.

      Seu pai, o Sr. Severino de Freitas Prestes Filho, cumpriu sua missão em todos os sentidos, e o fez com muito amor, lealdade e humildade.

     Fiquei feliz em conhecer sua vida e ver que foi um grande Patriota.

     Faço votos que ele possa continuar lutando pela nossa Pátria querida, onde quer que esteja seu Espírito e possa receber a vibração amorosa e fraterna  desta sua irmã em Cristo!

     Ao querido amigo Erasto! Receba minhas vibrações de muita paz e saúde!”. Marta Beluco.

     (Mensagem via e-mail, em 01/07/2005)

 

#  do Prof. José Pedro Esposel:

        “Prof. Erasto,

        Em nossos contatos, sempre admirei seu modo cordial, alegre, feliz com a vida e irradiante de simpatia, características que cativam e sedimentam as boas amizades.

       Contudo, não conhecia seus predicados de poeta e escritor, e, por isso, recebi com surpresa o seu livro “SEVERINO DE FREITAS PRESTES FILHO, MEU PAI, MEU MESTRE”.

       Na ocasião, pensei que se tratava do preito de um filho a seu pai. E não me enganei nesta impressão primeira, porém, não era só isso! Muito mais que uma homenagem e manifestação de amor filial, constitui esta obra um trabalho de pesquisa histórica e genealógica. De fato, os acontecimentos relatados não são fruto da tradição oral ou inspirados por um natural sentimentalismo. Não! Resultam da interpretação de fontes e testemunhos precisos, que respaldam todas as informações e relatos apresentados. Aliás, transcendem a figura paterna e iluminam os ilustres ascendentes, que explicam a exemplar personalidade do biografado...

     No momento em que recebi um exemplar do livro, não pude deixar de notar a montagem gráfica, deveras cuidadosa e atraente! E logo me dediquei à sua leitura: primeiro, com vagar, como disse e, depois, com o interesse despertado, passando, folha por folha, em todos os momentos disponíveis, até o fim do volume, sempre encantado com o conteúdo aprazível e recordações ligadas à minha juventude em Niterói.

     Assim, venho lhe cumprimentar pela iniciativa e agradecer os momentos agradáveis que me proporcionou. Meus parabéns!

      Com um abraço, o

                                      Esposel

(Carta datada de 14 de julho de 2005, que nos foi entregue pessoalmente na sede da ASPI-UFF)