ofplogo.gif (4994 bytes)   


ECOS DO PRIMEIRO CISMA

   (A verdade sobre o roustainguismo)

      O professor, grande escritor e expositor espírita, Sérgio Fernandes Aleixo, em um brilhante artigo inserido no boletim ADE-RJ da Associação de Divulgadores do Espiritismo do Rio de Janeiro, mostra claramente alguns absurdos contidos na obra “Os Quatro Evangelhos” de Roustaing, que o Conselho Federativo Nacional da FEB, controlado pelo Sr. Nestor Mazzoti, que dirige o movimento espírita brasileiro, finge que não percebe. É que o acordo conhecido como “Pacto Áureo” de outubro de 1949, instituindo o mito da unificação, amordaçou os confrades e as instituições espíritas nacionais, que ficaram proibidos de falar sobre a questão do roustainguismo, para não entrarem em confronto com a Casa Mater e não machucarem a coitadinha.

     Em seu artigo, o prof. Sérgio, com muita sabedoria, e, tomando por base o comentário que Kardec fez sobre a obra que leva o nome de Roustaing  (Revista Espírita,  junho de 1866) e em "A Gênese"” deixa bem claro que "Os Quatro Evangelhos” é um livro com um conjunto de mensagens duvidosas, e, sobretudo, antidoutrinárias, ditadas por Espíritos mistificadores, que se aproveitaram da boa fé de uma médium, senhora bem conceituada na sociedade bordelense, e de um doutor em Direito, ainda convalescente de uma doença grave e prolongada, que as aceitaram como se fossem a mais pura verdade. Mas, não é! É, ao contrário, a mais pura, a mais absurda mentira, como essas que os palhaços de circos dizem para fazerem os espectadores rirem às gargalhadas.

     Nossos sinceros parabéns, portanto, ao ilustre escritor e grande expositor espírita, Prof. Sérgio Fernandes Aleixo pelo brilhante artigo, inserido no boletim ADE-RJ  de agosto e setembro de 2006.