ofplogo.gif (4994 bytes)   


SEVERINO DE FREITAS PRESTES FILHO, MEU PAI, MEU MESTRE

                 Na Assembléia Geral do Grupo Espírita “Estrela de Jacob II”, de Salvador/BA, realizada no dia 17 de abril de 1938, o orador oficial da solenidade, Cel. Ricardo Machado, valente militante espírita, defensor da pureza doutrinária do Espiritismo, autor do livro “Máscaras Abaixo”, em que combate, contundentemente o roustainguismo febeano, assim se referiu ao meu pai, então Major Severino de Freitas Prestes Filho, ex-Prefeito-Interventor de Salvador, que recebia então o honroso título de “Benemérito” do grupo e do Colégio Constança Medeiros, que funciona anexo ao mesmo:

                “ - Visitando o edifício, conhecendo os seus fins, observando a numerosa escola de 140 crianças pobres, o benemérito ex-Prefeito desta Capital, grande coração, mentalidade superior – o Exmo. Sr. Major Dr. Severino de Freitas Prestes Filho -, que honra a presidência desta solenidade e eleva o valor do que aqui se pratica, ajudou o presidente do Grupo Espírita Estrela de Jacob II, nesta conjuntura...”

                E, ao concluir o seu discurso, o Cel. Ricardo Machado, falou: “... em boa hora teve a Bahia de possuir, infelizmente por pouco tempo, como Prefeito desta Capital, o Major Dr. Severino de Freitas Prestes Filho, que, visitando o “Instituto Kardecista da Bahia”, e, demorando-se em louvável observação no “Albergue Noturno”, à noite, veio em auxílio às dificuldades do Instituto, como fizera, de boa vontade a outras instituições desta capital, sendo de fato em tão pouco tempo um benemérito”.

      Nessa mesma augusta assembléia, antes do Sr. Ricardo Machado fazer o seu discurso, o presidente e fundador do Grupo Espírita Estrela de Jacob II, Tenente Raphael de Albuquerque Uchôa, incluiu em seu relatório trimestral (janeiro-fevereiro-março/1938), palavras elogiosas ao então Prefeito-Interventor, Severino de Freitas Prestes Filho. Esse relatório  foi citado por nós, na biografia que escrevemos do ilustre homenageado. E cópia dele pode ser encontrada na sala da Diretoria do Grupo Espírita “Estrela de Jacob II”.