ofplogo.gif (4994 bytes)   


JORNAL “PENSADOR” DE JOÃO PESSOA/PB ANUNCIA

 

                “O pesquisador e escritor espírita Erasto de Carvalho Prestes, de Niterói, RJ, está bastante envolvido com as pesquisas da segunda edição da biografia (melhorada e ampliada) do seu pai, Severino de Freitas Prestes Filho. O livro será lançado em 2009 e mostrará o genitor do inquieto pesquisador, como ‘missionário a serviço do Espírito de Verdade, tendo como Guia Espiritual, Erasto”.

 

(Fonte: Pág. 8 de O PENSADOR, um jornal inteligente a serviço também do Mestre Jesus, o grande Homem, Carpinteiro de Nazaré e não esse “corpo fluídico” dos roustainguistas)

 

BRAVOS!... Ilustres membros do Conselho Editorial da Gazeta PENSADOR, de João Pessoa/PB, que tem em Carlos Antônio de Barros Silva, seu Redator Chefe.

É isto mesmo! Estamos preparando a segunda edição da biografia de Severino de Freitas Prestes Filho, meu pai, meu mestre, que pretendemos lançar, possivelmente, em outubro de 2009. Será, como foi anunciada, uma edição melhorada e ampliada, pois, não só cuidamos do estilo e da grafia, como apresentamos também novos documentos que comprovam tudo que temos dito a respeito do nosso querido e saudoso genitor, que viveu entre 1890 e 1979, deixando apenas uma obra inédita, -- suas “Memórias” – que escreveu, cumprindo determinação dos Guias e Espíritos Protetores que o assistiram durante sua longa jornada pelo planeta. Aproveitamos a oportunidade para reiterar tudo que temos dito sobre Severino Prestes Filho. É claro que, em sua nova identidade e, no cumprimento de sua nova missão, não era preciso que se repetisse tudo que aconteceu com ele na segunda década do século dezenove. Nem tampouco Lyon, na França, teria que ser, novamente, sua cidade natal.

O Prof. Rivail/Allan Kardec criou a Ciência Espírita, mas nunca declarou que se tratava de uma ciência exata como a Matemática, já que o objeto de seu estudo é o Espírito. Por isso mesmo, ao afirmarmos que Fulano é a reencarnação de Sicrano, temos que levar em consideração a “estrutura psicológica do ser”; sim, “o acervo espiritual do indivíduo”, acumulado em encarnações passadas, como lembrou muito bem o Prof. Hermínio C. Miranda em “A Memória e o Tempo” (Sexta edição Lachâtre, págs. 78 e 79). Por isso, ao fazermos um estudo comparativo entre vidas humanas, através de uma pesquisa séria e honesta, tomando por base a Lógica e a Razão, temos que levar em consideração “os encaixes” observados nos dois indivíduos, analisando-se bem o presente e o passado de cada um, ou seja, “... suas preferências e aversões, seu grau de cultura, sua inteligência, sua formação moral, suas tendências religiosas, filosóficas ou artísticas, seu temperamento...” (idem)

Assim sendo, em matéria de Espiritismo ou Ciência do Espírito, não se pode provar por A + B que uma pessoa que conhecemos hoje tenha sido a reencarnação do Espírito de uma outra pessoa que viveu numa existência anterior. Podemos, contudo, apontar as “evidências”, os pontos de contato, os traços comuns que há entre uma individualidade e outra.

É o que pretendemos deixar bem claro na segunda edição da biografia de Severino de Freitas Prestes Filho, tendo em vista os inúmeros documentos que chegaram às nossas mãos, espontaneamente: cartas, fotografias e gravações. E, - podem crer os prezados leitores – não faremos a doação dos nossos direitos autorais à Federação Espírita (Roustainguista) Brasileira e, sim, a uma Instituição Assistencial comprovadamente necessitada de auxílio financeiro.

Quanto à produção intelectual e doutrinária de Severino Prestes Filho, não era preciso que ele deixasse, escritas ou psicografadas, centenas de obras. Bastava uma, ou seja, suas “Memórias”, como deixou bem claro seu “Guia bem-amado”, o Espírito de Erasto.

Aguardem, pois, prezados leitores, não só a segunda edição da biografia de Severino de Freitas Prestes Filho, de nossa autoria, como, logo em seguida, o lançamento de suas “Memórias”, ou nova “Obra Póstuma”, como ele me disse certa vez, demonstrando muita fé e confiança no futuro.