O QUE SE VÊ NAS C ASAS ESPÍRITAS HOJE
Quem no-lo diz é o ilustre Advogado e Mestre em Direito, professor universitário, Dr. José Lázaro Boberg, expositor e escritor espírita de Jacarezinho/PR, em entrevista concedida ao repórter de um importante órgão informativo espírita de Capivari/SP.
”Infelizmente”, declarou ele, “o que se denota na maioria das Casas Espíritas é a ênfase dada ao Espiritismo religioso, partindo do princípio que as verdades já foram reveladas pelos Espíritos Superiores. Relega-se assim para o segundo plano a Filosofia e a Ciência. Esse Espiritismo religioso – com destaque tão-somente para o passe, receitas, curas, etc. imobiliza o desenvolvimento do adepto.
“Nota-se hoje, uma doutrina cristalizada na religião, embora não seja esta a orientação de Kardec, que estruturou o Espiritismo para manter-se atualizado, acompanhando o avanço da ciência. Neste sentido, alerta o Codificador, permanecendo fechado ao progresso, o Espiritismo caminha para o suicídio. Em outras palavras: o Espiritismo será científico ou perecerá.
“Assim, precisamos acompanhar os avanços das ciências, para que os fatos tidos como verdade revelada passem pelo crivo da averiguação permanente e adquiram o carimbo da verdade investigada. (Fonte: “Jornal Informativo da Editora EME”, Nº 4 de agosto de 2008 – pág. 4)