ofplogo.gif (4994 bytes)   


ATIVIDADE DE UM MILITANTE ESPÍRITA

        “Foi depois do seu casamento, em setembro de 1922, que se deu a conversão de Severino de Freitas Prestes Filho, meu pai, meu mestre, ao Espiritismo.

       “Nascido em família católica e, tendo, na adolescência, freqüentado o Colégio de Jesuítas de São Leopoldo/RS, ele nunca foi um católico consciente, muito menos fervoroso.

      “E depois, ao começar sua vida militar, em 1905, portanto aos quinze anos de idade, deixou-se logo contaminar pelos ideais positivistas, que haviam tomado conta da elite intelectual brasileira e empolgado a mocidade acadêmica...

       “Logo após a cerimônia nupcial, o então Tenente Severino Prestes Filho seguiu, com a jovem esposa, Heloísa, para Juiz de Fora/MG e depois para São João del Rei/MG, onde trabalhou como Chefe de Obras de Engenharia da 4ª Região Militar.

       “O filho primogênito do casal, Fernando Severino, nasceu em outubro de 1923 e meses  depois caiu gravemente enfermo. Baldados foram todos os esforços para salvá-lo. A criança ficou desenganada pelos médicos. Não havia mais esperança de cura para o menino...

       “Pois foi, justamente, nesse momento crucial da vida de meus pais que se deu a intervenção de Forças Ocultas, ou melhor, de um Poder Superior. Quando menos se esperava, bateu à porta da casa do Tenente Prestes um senhor de meia idade, que era oficial médico do Corpo de Saúde do Exército Nacional. Cumprindo ordens superiores, estava percorrendo as guarnições do interior de Minas, em serviço de inspeção.

       “Mas ele não era apenas um alopata, pois se dedicava também à homeopatia e à Ciência Espirita, pois era médium curador e receitista.

       “Ao chegar  a São João Del Rei, onde estava sendo construído pelo Serviço de Engenharia do Exército um hospital militar, foi levado por intuição a procurar o Oficial Chefe de Obras daquela guarnição.

       “Assim foi ter um dia à residência do Tenente Prestes, encontrando-o triste e muito abatido.

       “Papai o recebeu cordialmente e contou com detalhes tudo que estava se passando. Concluiu sua exposição, dizendo: - Como vê, doutor, agora só nos resta aguardar o desenlace fatal.

       “Nesse momento o visitante entrou em estado de transe. Concentrado, com os olhos voltados para o Alto, como que fixando uma luz intensa, assim permaneceu por alguns instantes. Depois, voltando-se para o companheiro de farda, disse: - Meu amigo, teu filhinho não vai morrer. É o que estão me dizendo os Amigos Invisíveis, entre os quais distingo, claramente, a figura iluminada do Espírito do Dr. Bezerra de Menezes. Confia em Deus e no Mestre Jesus. Teu filhinho não vai morrer.

        “Depois de ligeira pausa, acrescentou: - Leva-me até seu berço; quero vê-lo de perto.

     “É claro que, positivista que era, meu pai olhou para o médico desconhecido, esboçando um sorriso de incredulidade, e disse: - Acredito na sua boa intenção, doutor, e lhe sou muito grato por isso. O sr. quer me dar um pouquinho de consolo. Mas, creia, já estou preparado para o pior. Pode falar francamente, já não tenho mais ilusões.

       “O visitante, contudo, insistiu, cheio de fé e com muita confiança no poder divino: - Pois eu te reafirmo, meu amigo, com absoluta certeza que teu filhinho não vai morrer.

      “E ambos se dirigiram para o quarto, onde o médico mais uma vez se concentrou. Fez uma prece, simples, mas muito sincera, e dita com muita fé; aplicou uns passes no menino e continuou em profunda meditação. Em seguida, pegou o lápis e prescreveu uma receita homeopática, dizendo: - Teu filhinho deve tomar este remédio o mais urgentemente possível, de duas em duas horas. Pingue três gotinhas em sua boca e aguarde o resultado, com muita fé em Deus...

      “Embora, no íntimo, o Tenente Prestes não estivesse muito convencido, tomou as providências necessárias e começou a dar o remédio prescrito ... E o efeito foi quase que imediato. Após a terceira dose, o neném despertou e começou a chorar. Estava salvo!...

        “Foi assim que o Tenente Prestes se converteu ao Espiritismo!...”

     OBS.: Quem quiser mais detalhes sobre Severino de Freitas Prestes Filho, meu pai, meu mestre, como militante espírita, deve ler sua biografia, de minha autoria, lançada pela Editora do C. E. Léon Denis, do Rio de Janeiro/RJ, Rua Abílio dos Santos. 137 – Bento Ribeiro – CEP = 21 331290. Pedidos à Distribuidora, Rua João Vicente, nº l445 – Bento Ribeiro – CEP = 21.331-260, ou pelo telefone: 2.452-7801.