ofplogo.gif (4994 bytes)   


O ROUSTAINGUISMO E SEUS PROBLEMAS

 

      Com este título, recebemos do ilustre confrade Astolfo Olegário de Oliveira Filho, de Londrina, um valioso artigo, do qual pinçamos os seguintes trechos:

     “Sempre entendi que a discussão em torno da obra Os Quatro Evangelhos, dada a lume pelo advogado J. B. Roustaing, deviam  - e ainda devem – cingir-se, exclusivamente, aos seus aspectos doutrinários, ou seja, primeiro, é preciso conhecer a obra para depois criticar ou defendê-la. Eis o motivo pelo qual, até este momento, jamais tratei do assunto...

     “Alguém, porém, me pergunta que problemas há na referida obra, e, caso existam, por que a editora da Federação Espírita Brasileira (FEB) a divulga e tantos nomes ilustres em nosso meio a defendem.

    “Respondendo (...), digo que é certo perceber na obra de Roustaing a existência de quatro pontos que a tornam incompatível com a Doutrina Espírita expostas nas obras de Allan Kardec...

      “Os quatro pontos a que me refiro são estes: 1º) A encarnação do Espirito como requisito indispensável à evolução espiritual e ao progresso dos planetas; 2º) A metempsicose que rejeitou expressamente; 3º) O princípio  da não retrogradação da alma; 4º) A natureza corpórea do corpo de Jesus.

     (Ver os itens 64 a 67 do cap. XV do livro “A Gênese”).

     E o confrade termina seu artigo, dizendo: “A conclusão que podemos tirar, à vista do exposto é uma só: os espíritas que apóiam a obra de Roustaing, certamente, não a leram; pelo menos é o que deve ter ocorrido com escritores importantes que a elogiaram em certa época e depois mudaram de idéia, como os saudosos confrades Carlos Imbassahy e Henrique Rodrigues (e poderia acrescentar: Herculano Pires e Eurípedes Barsanulfo).

     OBS.: Esse artigo pode ser lido no jornal espírita “O Imortal” de Cambé/PR, edição de setembro/2006,como nos informou seu próprio autor, Sr. Astolfo Olegário de Oliveira Filho, na mensagem que transcrevemos abaixo:

     “Meu caro confrade Erasto.

     “ O jornal O Imortal referente a setembro já se encontra na Internet, no site da editora Leopoldo Machado, em que o internauta encontrará as edições do jornal na íntegra, desde abril de 2004.

      “Na edição deste mês publiquei um artigo sobre a obra de Roustaing, o qual segue anexo para seu conhecimento e eventual publicação em “O Franco Paladino”, órgão de divulgação espírita, que venho recebendo regularmente há muitos anos.

      “Gostaria de estabelecer um relacionamento periódico com o caro confrade, caso esse fato lhe interesse.

      “Abraços    

      “Astolfo Olegário de Oliveira Filho

          Editor do jornal “O Imortal”

    

Nossa resposta: Obrigado por sua atenção para comigo, caro confrade. Saiba que me sentirei muito feliz em estabelecer um relacionamento periódico com o senhor.