CHICO XAVIER NÃO FOI A REENCARNAÇÃO DE KARDEC.
Quem declarou isto em entrevista concedida a um repórter do Jornal Espírita de Cachoeira Paulista, SP, em 1978, foi o escritor Luciano dos Anjos
Antes de fazer a pergunta, o repórter, numa espécie de intróito, disse “ – Estudando as Obras Póstumas de Allan Kardec, minha atenção foi despertada para a comunicação dada pelo Espírito de Verdade, em sessão realizada em casa de Allan Kardec, na qual lhe foi dito que, ao desencarnar, ele ficaria por pouco tempo na erraticidade, pois teria que reencarnar novamente para concluir sua missão. Em meu raciocínio então, verifiquei que o médium, Chico Xavier, nasceu 4l anos depois da desencarnação do Mestre lionês, e, pelo que eu saiba, ninguém tem se dedicado tanto a divulgar a Doutrina Espírita do que ele. Acresce dizer que 41 anos não é nada na vida espiritual, mesmo que lá não haja calendário (...) Pergunto então: será que o médium de Pedro Leopoldo é a reencarnação de Allan Kardec? Gostaria de ouvir sua valiosa opinião a respeito”.
Eis a resposta que foi dada por Luciano dos Anjos: “ – Realmente, 41 anos não é nada na vida espiritual. Há reencarnações acontecidas até mesmo em 24 horas. Mas, mesmo assim, não é isto que descarta a possibilidade dessa hipótese de ser o Chico a reencarnação de Allan Kardec. Não é. O próprio Chico já negou veementemente. E, mais do que sua negativa, temos a sua personalidade, o seu temperamento. Já disse e repito aqui, agora, porque sei o que estou dizendo: Chico Xavier foi mulher nas últimas encarnações. Seu psiquismo não se acolcheta ao do Codificador...” ( “Jornal Espírita” de São Paulo/SP, edição de maio de 1978, pág. 4)
NOSSO COMENTÁRIO
Discordo do jornalista e escritor Luciano dos Anjos em muita coisa que tem escrito em seus artigos e em seus livros, mas essa eu sou forçado a aceitar. Realmente, o médium Chico Xavier não foi a reencarnação de Allan Kardec. Não foi mesmo! Tanto o médium de Pedro Leopoldo, que afirmou isto, como o próprio Luciano dos Anjos e muitos outros que têm se manifestado a respeito, têm toda a razão: Chico Xavier não foi Allan Kardec reencarnado, conforme anunciou o Espírito de Verdade em junho de 1860.