TRAÇOS DA VIDA DE KARDEC EM DESTAQUE
Já que o mês de outubro é considerado o “Mês de Kardec”, e põe sempre em evidência a data do seu nascimento em Lyon, no dia três, sempre é bom focalizarmos alguns traços da sua vida.
Assim, encontramos no livro “Vida de Allan Kardec” de André Moreil a seguinte informação: “Por entre todas as doutrinas ou sistemas de educação universalista, que precedem o Espiritismo, Rivail encontra afinidades com a Maçonaria. É pena que Henri Sausse não nos tenha falado de sua iniciação na Loja de França, pois, no Espiritismo, além da sobrevivência do método pestalozziano, encontramos a influência de muitos princípios maçônicos. A palavra tolerância, que flui a todo momento da sua pena – como ensinamento ditado pelos Espíritos – é de origem maçônica (...) Não se sabe em que loja maçônica foi iniciado Denizard Rivail...” (págs. 60 e 6l). Mais adiante: “O Espiritismo dedica-se à reconstrução moral do mundo. Muitas vezes, Allan Kardec, formado pela iniciação maçônica, teve oportunidade de relembrar –0pppesses conceitos...” (pág. 63).
Encontramos também a seguinte informação: “Apenas uma vez, ao tratar do magnetismo animal, declarou que...”
(pág. 44). E esta outra: “Realmente, naquela época, entre 1820 e 1822, André Marie Ampère, sábio matemático francês, também natural de Lyon, era membro da Universidade, a quem Rivail, pessoalmente, comunicou seu plano de ensino (...) O jovem professor Rivail tinha lido, com certeza as obras do físico , pois se interessava, desde a tenra idade, pelo estudo da eletricidade e do magnetismo animal” (págs. 46 e 47). E, finalmente, esta outra: “Allan Kardec reconhece que o estudo do magnetismo despertou o seu interesse desde 1820” (pág. 69). Realmente, na Revista Espírita de março de 1825, aparece um artigo seu sobre “Magnetismo e Espiritismo” Allan Kardec declarou: “O magnetismo preparou o caminho do Espiritismo...” (EDICEL, p. 96).
NOSSO COMENTÁRIO
Agora pergunto: - O médium, Chico Xavier, tinha também “afinidades pela Maçonaria”? Foi também filiado a alguma Loja Maçônica, cujos iniciados, no Brasil, exerceram papel tão importante, como prova a nossa História?!... E pelo magnetismo animal, alguma vez se interessou o médium Francisco Cândido Xavier; sim, ele mesmo, o Chico, de Pedro Leopoldo/MG, que o Dr. Carlos Bacceli, médium de Uberaba/MG, chegou ao cúmulo de dizer que o considerava superior a Allan Kardec?! Será que ele sabia quem foi Franz Anton Mesmer, sábio cientista que descobriu o magnetismo animal e criou a ciência conhecida como mesmerismo?! Por acaso o Chico freqüentou alguma Sociedade criada no Brasil por magnetizadores, onde se tornou amigo de algum magnetizador eminente da categoria do Sr. Fortier, por exemplo, que Allan Kardec citou, ao dizer “como foi sua primeira iniciação no Espiritismo?! (Ver “Obras Póstumas”) ?!
Aqui ficam estas perguntas que gostaríamos que seus fanáticos admiradores, sim, esses que o idolatram, respondessem com toda a sinceridade.