ofplogo.gif (4994 bytes)   


“ALIANAÇA ESPÍRITA”, ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO DO ESPIRITISMO

 

                Quando de nossa passagem por Belo Horizonte, para participar do 9º Encontro Espírita de Dirigentes Solidários, realizado no dia 19 de novembro na sede da SEJA – Sociedade Espírita Joana de Angelis, recebemos do querido amigo e confrade Elcio Ferreira Marques um exemplar do jornal “ALIANÇA ESPÍRITA”, Órgão de Divulgação da Aliança Municipal Espírita de Belo Horizonte, edição do bimestre out./nov. de 2006, Ano VII – nº 58.

                Na pág. 2 do referido periódico, aparece um estudo  muito interessante sobre o Movimento Espírita no Brasil, em que se dá ênfase à atuação do CFN – Conselho Federativo Nacional, importante Departamento da Federação Espírita Brasileira, criado quando da assinatura do conhecido “Pacto Áureo” assinado em 5 de outubro de 1949, mas instalado, oficialmente no mês de janeiro de l950, sob a Presidência do Sr. Antonio Wantuil de Freitas (o mesmo que em 1953 declarou que  Umbanda é Espiritismo e que portanto os umbandistas são espíritas, bárbaro erro que causou muitas controvérsias no nosso movimento).

                O artigo mostra o trabalho desenvolvido pelos confrades integrantes  desse CFN, que se reúne uma vez por ano, durante três dias seguidos, para tratar de assuntos de interesse do Movimento Espírita.

                Infelizmente esse Conselho Federativo Nacional da FEB não teve ainda, nem terá nunca, forças suficientes para tirar do Estatuto da  “Casa Mater” do Espiritismo do Brasil, aquele parágrafo único do art. 1º que afirma, erradamente, que a obra apócrifa “Os Quatro Evangelhos” de J. B. Roustaing é complementar às da Codificação, contrariando assim o pensamento do Mestre Allan Kardec e seus Orientadores Espirituais da gloriosa Falange do Espírito de Verdade. É uma pena!...