CONSELHO FEDERATIVO NACIONAL REUNE-SE EM BRASÍLIA
Realizou-se nos dias 7 a 9 de novembro de 2008, na sede da Federação Espírita Brasileira (FEB) em Brasília/DF mais uma reunião ordinária do Departamento da Instituição Máxima do Movimento Espirita Brasileiro, que, por força do Art. 58 do Cap. XI do Estatuto da Federação Espírita (Roustainguista) Brasileira, ora vigente, passou a ter a Denominação de Conselho Federativo Nacional.
Na direção dos trabalhos esteve, como não poderia deixar de ser, também por força do referido Estatuto (Art. 59) o Presidente da FEB, o Sr. João Nestor Mazzoti, que é kardecista mas também é roustainguista, servindo, portanto, a dois senhores ao mesmo tempo, contrariando assim tanto o Evangelho de Jesus, o Homem de Nazaré, como o Evangelho segundo o Espiritismo de Allan Kardec, em seu cap. XVI.
Foi mais uma reunião de rotina em que os representantes das Federações Espíritas Estaduais, popularmente denominadas “Federativas” apresentaram seus relatórios.
Todos reafirmaram que o acordo assinado em 5 de outubro de 1949, mais conhecido como “Pacto Áureo”, que criou o mito da unificação, está em pleno funcionamento, pois nas reuniões promovidas pelas instituições espíritas dentro de seus territórios, continua não sendo permitido a discussão de assuntos polêmicos.
É proibido, portanto, fazer-se referência à natureza do corpo de Jesus, se era de carne e osso como afirmou Kardec ou se era apenas fluídico ou um agênere, como declarou Roustaing.
Também não se pode discutir se Ismael Gomes Braga estava certo ou não, afirmando que “o roustainguismo é um curso superior de Espiritismo”. E assim por diante. Nada de discussão. Nada de polêmica. Tudo tem que ficar como está, em conformidade com o que foi estabelecido pelo “Pacto Áureo”.
Foi ratificado pelos representantes das Federativas presentes nesta reunião ordinária do CFN que o 3º Congresso Espírita Brasileiro será realizado nos dias 16 a 18 de abril de 2010, no Centro de Convenções “Dr. Ulysses Guimarães” e que o tema central será “Chico Xavier – Mediunidade e Caridade com Jesus e Kardec”.
Para a realização desse 3º Congresso Espírita Brasileiro, foi formada uma comissão executiva com a participação das federativas de Minas Gerais, do Distrito Federal, dos quatro secretários das Comissões Regionais e a coordenação será do Secretário Geral do CFN, César Pèrri
Com relação aos livros espíritas comercializados nas Bienais do Livro, foi lembrado a necessidade de terem as Federativas muito cuidado, considerando que há muitos livros publicados com conteúdo não doutrinário .
E aqui é o caso de se perguntar: “ – Os Quatro Evangelhos” de J. B. Roustaing têm um conteúdo doutrinário?!
Que se manifestem e respondam os Espíritos de vários mestres hoje na Pátria Espiritual: Julio Abreu Filho, Ricardo Machado, Luciano Costa, J. Herculano Pires, Henrique Andrade, Gélio Lacerda da Silva, Jorge Rizzini e muitos outros.
Os grandes médiuns e eloqüentes tribunos Raul Teixeira e Divaldo Pereira Franco estiveram presentes nesta reunião ordinária do CFN e receberam mensagens de Benedita Fernandes e Bezerra de Menezes.
Tudo transcorreu normalmente durante essa reunião ordinária (bem “ordinária” mesmo) desse Departamento da Federação Espírita (Roustainguista) Brasileira, estatutariamente, classificado como Conselho Federativo Nacional).