ofplogo.gif (4994 bytes)   


SEVERINO DE FREITAS PRESTES FILHO,
 MEU PAI, MEU MESTRE”

Sinopse do nosso novo livro

Em nosso novo livro intitulado “SEVERINO DE FREITAS PRESTES FILHO, MEU PAI, MEU MESTRE”, inicialmente damos entrada no túnel do tempo, para mostrar como se desenvolveu o processo de imigração no Brasil, focalizando, principalmente a vinda, nos séculos XVIII, XIX e XX, de colonos portugueses, alemães e italianos, que, pelo casamento entre diversos dos seus membros, deram origem às famílias Prestes e Freitas Travassos, cujos traços genealógicos apresentamos, logo no início, com destaque a alguns vultos importantes da nossa História Contemporânea.

Em seguida, mostramos como transcorreu a infância do então menino Severino, em Novo Hamburgo/RS e em São Leopoldo/RS, onde estudou no Ginásio de Na. Sa   da Conceição, administrada pelos sacerdotes da Ordem dos Jesuítas, a célebre Companhia de Jesus, que aqui se estabeleceram em fins do séc. XIX. Depois, já na adolescência, vemos como transcorreu a vida acadêmica do cadete Severino Prestes Filho, na Escola Militar de Porto Alegre/RS, de 1905 até 1911, quando saiu Aspirante a Oficial.

Continuando nosso registro histórico, acompanhamos o Oficial do Exército Brasileiro, Prestes Filho, servindo como Engenheiro Militar em várias cidades de Minas Gerais, principalmente, Juiz de Fora, São João Del Rei e Tiradentes, Posteriormente, a partir de sua transferência para a Arma de Cavalaria, vamos acompanhá-lo como Instrutor de Recrutas, Ajudante de Ordens, Subcomandante e Comandante de Regimento  de Cavalaria, em  cidades do Rio Grande do Sul como: São Borja, Dom Pedrito e São Gabriel. Em 1937, o então Major Prestes Filho acumulou as funções de Chefe da Circunscrição Militar e Prefeito Municipal de Salvador/BA, por alguns meses, após o que, promovido a Tenente-Coronel, veio para o Rio de Janeiro, onde, por cerca de um ano, serviu como Oficial de Gabinete do então Ministro da Guerra, General Eurico Gaspar Dutra. Foi depois transferido para a cidade de Pirassununga/SP, onde comandou o 2º Regimento de Cavalaria Divisionária, tendo sido depois de um ano, transferido para a Guarnição de Niterói, onde chefiou a 2ª Circunscrição de Recrutamento. Militar. Promovido a Coronel, em dezembro de 1941, pediu passagem para a Reserva Remunerada, ou seja, aposentou-se, continuando a morar com a família em Niterói, onde, por decisão judiciária, foi promovido a General de Brigada e onde desencarnou em janeiro de 1979, sendo seu corpo enterrado no Cemitério Parque da Colina.

Nosso livro consta de  299 páginas distribuídas da seguinte forma: a) Parte inicial com: homenagens, agradecimentos, dedicatória, prefácio e introdução, sendo que o prefácio foi escrito pelo Dr. Carlos de Brito Imbassahy; b) meio do livro com onze capítulos, em que chamamos a atenção dos leitores para os dois últimos, onde mostramos como se desenvolveu a atividade de  Severino de Freitas Prestes Filho como Militante Espírita  e, em seguida, apresentamos o seu  perfil como Militar Espírita; c) parte final com os apêndices ou dados históricos complementares, muito originais e agradáveis.

Devido à pesquisa minuciosa que fizemos, nosso livro apresenta várias informações importantes, extraídas de livros, jornais e revistas, bem como inúmeras fotografias, que nos dão uma visão clara e bonita de como transcorreu a vida gloriosa do biografado, o General Severino de Freitas Prestes Filho, em sua passagem de quase noventa anos pelo mundo em que vivemos, passagem repleta de episódios interessantes e de acontecimentos históricos, os mais brilhantes, em que se destacaram grandes e notáveis vultos nacionais.

Trata-se, na verdade, da vida de um grande homem, um homem de bem, um cristão verdadeiro, que soube ser um cidadão exemplar a serviço da Pátria, um chefe de família dedicado à mulher e aos filhos, e, sobretudo, um ardoroso praticante dos ensinamentos colhidos nos livros básicos da Codificação Espírita do Missionário de Lyon, o nosso querido Mestre Allan Kardec.

Vale a pena ler, estudar, e, sobretudo, tirar conclusões.

                                                                                                                          Erasto de Carvalho Prestes

 N O T A: Telefone para contato: (21) 2489–9847
(Falar com o Sr. Severino Morais, Gerente da Distribuidora)
Fax: (21) 3015-3314.

                                                              celd_logo.gif (5403 bytes)

                               Livraria do Centro Espírita Leon Denis

<<< Voltar